Prefeitura incentiva uso racional de medicamentos através de gincanas

O uso racional de medicamentos e as formas corretas de armazenamento, conservação e descarte são as propostas que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Dourados através de ações desde o dia 10 deste mês. Inicialmente, o trabalho foi feito com idosos que fazem parte do Programa Hiperdia, através de gincanas, mas a intenção é realizar o trabalho com diferentes grupos, como crianças e gestantes, por exemplo.

O primeiro evento do gênero promovido em Dourados foi no Cras (Centro de Referência e de Assistência Social) da Vila Cachoeirinha com os idosos. O trabalho é desenvolvido pelas farmacêuticas do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) em parceria com unidades de saúdes e dos Cras.


A gincana na Vila Cachoeirinha teve a parceria do ESF (Estratégia de Saúde da Família) e do Cras, onde ocorreu o evento. O objetivo é esclarecer e ensinar através da descontração. Os idosos foram divididos em duas equipes e motivados a responder algumas perguntas sorteadas. Mesmo que a pessoa respondesse de forma incorreta ou incompleta, as farmacêuticas forneciam a explicação correta e a pontuação era marcada.

Durante a ação outros serviços foram colocados à disposição dos idosos, como medição de pressão arterial e teste de glicemia capilar. Outras ações semelhantes foram realizadas no dia 21 com os idosos na Vila Hilda.

Nesta quinta-feira, a partir das 13h30, serão promovidos atendimentos individualizados aos idosos no salão da Igreja Santa Cruz, onde funciona o Programa Hiperdia, na Vila Hilda. Serão repassadas atividades, como organização dos medicamentos e orientações e esclarecimento de dúvidas sobre os medicamentos utilizados. Outra ação está definida para ser realizada com as crianças no dia 7 de julho, no Parque das Nações.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados