Trabalho do Ciat de Dourados é destaque no Estado

O Trabalho desenvolvido pelo Ciat (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador) em Dourados no apoio às empresas na contratação de pessoal tem sido destaque no Estado. Na semana passada, o centro recebeu uma moção de congratulações da Câmara de Vereadores, proposta pelo vereador Marcelo Mourão, pelo "excelente trabalho na cidade, dando apoio à geração de emprego e renda".

O Ciat funciona na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável. O segredo do sucesso do Ciat é parceria com as empresas. "A gente está sempre em contato com o empresário e procura oferecer um serviço diferenciado", diz a gerente Evanete Rocha. O resultado é um ótimo nível de satisfação entre as pessoas que buscam vagas e as empresas.


Neste ano, todas as metas de encaminhamento de pessoas para emprego estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego foram cumpridas. São 100 vagas por mês. Assim, de janeiro a abril o Ciat deveria ter encaminhado ao mercado de trabalho 400 pessoas para fechar a meta; mas encaminhou 668, um resultado 67% superior ao esperado.

Assim que a estrutura foi instalada num prédio novo, na Avenida Weimar Torres, 1680-B, no centro da cidade, a secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável Neire Colman criou uma sala de atendimento e a colocou à disposição dos empresários para fazer seleção de funcionários. Empresas como Havan, Usina Monte Verde, Studio Z, Fênix e Funcional e a Seara (JBS) a usam constantemente.

Muitas empresas têm oferecido vagas pelo Ciat. Na sexta-feira, por exemplo, havia 130 vagas sendo oferecidas por 94 empresas, segundo Evanete. Todos os dias, segundo a gerente, há pelo menos 100 vagas disponíveis.

Além disso, o Ciat tem cumprido as metas de qualificação do Seguro Desemprego, pelo programa Projovem Trabalhador. O mês de abril foi fechado com encaminhamento de 475 pessoas para qualificação nos arcos ocupacionais de administração, arte e cultura, comércio, telemática e alimentação.

A integração entre a prefeitura, as empresas e o trabalhador é um dos focos da gestão do prefeito Murilo. E no Ciat essa premissa tem funcionado perfeitamente. "Desse modo, o Ciat tem sido uma ferramenta importante no processo de desenvolvimento de Dourados", comenta a secretária Neire. "O prefeito Murilo quer a prefeitura facilitando a vida dos investidores em todos os aspectos e nesse sentido o Ciat tem sido muito eficiente".

HOMENAGEM
Na moção de congratulações, o vereador Marcelo Mourão destacou a importância do Ciat no desenvolvimento de Dourados. "Este parlamentar se sente orgulhoso pelo trabalho realizado por toda a equipe do Ciat e os parabeniza pelo cumprimento das metas estipuladas e que continuem com a mesma dedicação, prestando um serviço de qualidade e excelência", afirma o texto.

Legenda: Ciat de Dourados cumpre metas e facilita a vida de trabalhadores e empresários
Crédito: Dênes de Azevedo

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados