Zootecnia/UFGD realiza VI Simpósio de Ovinocultura na ExpoAgro



Hoje (14-05) acontece o VI Simpósio de Ovinocultura, realizado pela Universidade Federal da Grande Dourados na ExpoAgro, a maior feira agropecuária do Sul de Mato Grosso do Sul.
A realização é dos docentes e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Zootecnia. O evento vai reunir pesquisadores, técnicos e produtores que já criam ovinos e aqueles pecuaristas que querem conhecer melhor a área de criação de ovelhas.

No simpósio, as palestras e debates abordam toda a cadeia produtiva de ovinos, dando sugestões de melhorias desde a pastagem, passando pela seleção genética dos animais, a capacitação de mão-de-obra para cuidar do rebanho, até os produtos e formas de comercialização que geram melhores lucros.
É uma oportunidade muito interessante para os produtores rurais que estão pensando em diversificar sua produção e investir em pecuária. Para os criadores de ovelha do Estado, o encontro é um evento único para troca de informações e melhoramento da produção.
Capacitação profissional
Na Universidade Federal da Grande Dourados, professores e acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação em Zootecnia criaram o Programa de Capacitação Profissional em ovinocultura.
Os pesquisadores da UFGD detectaram que, apesar de a ovinocultura ser uma atividade de grande potencial produtivo, ela ainda não atinge um nível de produtividade e rentabilidade adequado em Mato Grosso do Sul, especialmente porque o sistema produtivo é baseado na informalidade.
Qualificar os produtores rurais e os profissionais da pecuária é fundamental para que a cadeia da ovinocultura se desenvolva e que no futuro haja indústrias locais para explorar melhor produtos como carne, lã, pele e leite de ovelha.
Data e local
O VI Simpósio de Ovinocultura será realizado na próxima terça feira, dia 14 de maio de 2013, a partir das 13h30 no auditório do sindicato rural no Parque de Exposições de Dourados.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados