Artistas e educadores aprovam “Mais Cultura nas Escolas”

Pelo menos 70 pessoas, entre artistas e educadores, participaram quarta-feira do lançamento do programa "Mais Cultura nas Escolas", voltado a todos os interessados e segmentos que desenvolvem projetos culturais em Dourados.

O programa é iniciativa da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura e da Secretaria de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação), para fomentar atividades culturais nas escolas municipais, democratizando o acesso à cultura e ampliando o repertório cultural de estudantes, professores e comunidades escolares do ensino básico.


O secretário de Cultura Carlos Fábio Selhorst dos Santos abriu o evento parabenizando artistas e educadores pela oportunidade que estão recebendo, além de exaltar a união entre as secretarias, seguindo uma determinação do prefeito Murilo.

A implantação do programa vem de encontro aos anseios dos educadores e dos artistas. Os primeiros com a possibilidade de oferecer aos estudantes a oportunidade de maior contato com a arte, enquanto os artistas têm as portas abertas para levar o seu trabalho de forma remunerada a um público que carece de ações culturais.

Para escritora e contadora de histórias Ruth Hellmann, que também faz parte da Academia Douradense de Letras, com forte atuação no segmento do cordel, o fato de trabalhar nas escolas é excelente. "Existem escolas que não conseguem disseminar este tipo de literatura e com um projeto deste porte, vamos garantir, acima de tudo, o desenvolvimento e a capacitação de alunos".

Por sua vez, o professor Espedito Saraiva Monteiro, coordenador do programa Mais Educação e que fez a apresentação do programa, avalia que "esta é uma grande oportunidade para inserção de atividades culturais no contexto escolar, enquanto ao mesmo tempo valorizamos os artistas locais".

Já para a coordenadora do "Mais Cultura nas Escolas" Ilda Miya Kudo, "o programa veio para aumentar a qualidade do ensino não só em Dourados, mas em todo o Brasil. Cultura é tudo, pois desenvolve a arte em todos os seus sentidos, o que se transformará em melhor qualidade de vida num futuro mais próximo".

Outra educadora a elogiar a implantação do programa é Deumeires Morais, diretora da Escola Municipal Clarisse Bastos Rosa. "É bastante importante esse programa, pois dará oportunidade aos alunos de ter acesso à arte e à cultura. Vem somar e permitir aos alunos aprender desde o início técnicas para o desenvolvimento de suas aptidões", afirmou.

Legenda: Secretário de Cultura de Dourados Carlos Fábio destaca o programa "Mais Cultura nas Escolas"
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados