Ato Público sobre abuso e exploração sexual reúne autoridades em Dourados

O Ato Público, realizado na noite de quarta-feira (26) na Câmara de Dourados, reuniu diversas autoridades para debater sobre o abuso  e exploração sexual infantil.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Dirceu Longhi (PT), propôs o evento com o objetivo de conscientizar sobre o Dia Municipal do Enfrentamento instituído no dia 29 de junho e sensibilizar a população sobre os problemas que envolvem a exploração sexual.
O destaque da noite foi Joelson Soares de 18 anos, membro do Concex Estadual desde os 13 anos, que falou sobre o tema de maneira esclarecedora. "Como ele usa a mesma linguagem da criança e do adolescente, o receptor ouve e entende melhor. Ele é um multiplicador de informações, mostra principalmente que a criança e/ou adolescente tem que ter um desenvolvimento sexual saudável. Ele vai crescer e no tempo correto, terá um relacionamento sem traumas e, isso é muito importante", disse Rogério Fernandes, coordenador do Comitê. Ele relatou ainda que Joelson atua com palestras e panfletagem direta às crianças e adolescentes.

Para o próximo ano, o vereador Dirceu Longhi não quer apenas um ato público. "Organizaremos uma semana de ações nos bairros, escolas, secretarias e em todos os setores que estão ligados diretamente ao tema. Temos que mobilizar a população e alertar de forma simples e direta as crianças e adolescentes", disse o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Dourados.
Participaram do evento a vereadora e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Virgínia Magrini; Rogério Fernandes Lesmes, coordenador gerak do Comcex (Comitê Municipal de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexual de Crianças e Adolescentes); Luciana Ramires Fernandes Magalhães, presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da 4ª subseção da OAB/MS, Fabrícia Barbosa Lima, promotora de Justiça do Ministério Público Estadual, Simone Brasil, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Adriana Garritano Dourado, psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social; Ediana Mariz Bach, presidente da Casa de Conselhos de Dourados e Nilda da Silva Pereira, coordenadora de projeto do Instituto Brasileiro de Inovações Pró-sociedade saudável Centro-Oeste e Membro do Concex Estadual.

Foto: Concex
Legenda: Joelson Soares de 18 anos, membro do Concex Estadual desde os 13 anos.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados