Benefício do Passe do Estudante é estendido para cinco mil estudantes dos cursos técnicos de Campo Grande

Benefício foi ampliado após debate na Câmara promovido pela A-UCE, com apoio do vereador Zeca do PT. Decreto foi assinado pelo prefeito na última sexta.

Após a A-UCE (Associação da União Campo-grandense de Estudantes) ter levantado a questão e promovido debate sobre o assunto na Câmara de Vereadores, com apoio de Zeca do PT, o prefeito Alcides Bernal assinou na última sexta (7) o decreto estendendo o benefício do passe livre do estudante para 5 mil estudantes dos cursos técnicos.

Segundo o vereador Zeca do PT do PT, os estudantes dos cursos técnicos foram excluídos do benefício nas gestões passadas por falta de vontade política. "Era possível que esse benefício já tivesse chegado aos estudantes dos cursos técnicos, mas não houve o mínimo interesse por parte dos prefeitos anteriores em efetivar isso." Para Zeca, o mérito dessa conquista "é antes de tudo da A-UCE, que levantou o problema, promoveu o debate e apontou a solução. Não tenho dúvida que a reunião realizada na Câmara de Vereadores, que lotou de estudantes no Plenarinho e que contou com a participação de diversos parlamentares, bem como com diretora da Agetran, foi fundamental para a efetivação dessa grande conquista que beneficia milhares de estudantes".
O presidente da A-UCE, Jonathan Malaquias, afirma que está acontecendo "o reconhecimento de um benefício que já era garantido mas não colocado em prática. Isso só vem demonstrar que nas administrações passadas não havia interesse na extensão desse benefício para os estudantes dos cursos técnicos. Faltou realmente vontade política e administrativa para efetivar esse direito."  Jonathan afirma que "se não fosse a determinação dos estudantes em lutar pelos seus direitos, mais uma vez o interesse privado iria prevalecer", referindo-se a fato de que a exclusão dos estudantes beneficiava apenas as empresas concessionárias do transporte coletivo na capital.
A A-UCE informa que os estudantes dos cursos técnicos, para terem acesso ao benefício, devem se cadastrar a partir do dia 20 de julho (com prazo máximo até o dia 20 de agosto). A primeira remessa de cadastrados serão entregues pelas escolas na Agetran até o dia 2 de agosto. Os passes dessa primeira remessa de cadastrados serão entregues a partir do dia 23 de agosto. A segunda remessa será entregue a partir de 13 de setembro. Ou seja, quanto mais cedo o estudante se cadastrar, mais cedo receberá o passe.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados