Campanha de vacinação contra paralisia infantil é prorrogada por uma semana

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil, que terminaria nesta sexta-feira, foi prorrogada até o dia 28 deste mês pela Secretaria de Saúde de Dourados. Até a manhã desta quinta-feira, 10.715 crianças de seis meses e menores de cinco anos de idade tinham sido vacinadas na cidade, atingindo 71,41% da meta, segundo o levantamento do Núcleo de Imunização.

A meta é imunizar 15.002, o que corresponde a 95% das crianças com a idade recomendada pelo Ministério da Saúde. A orientação da Secretaria de Saúde é que os pais levem a carteira de vacinação de seus filhos, que poderá ser atualizada com outras vacinas que estiverem faltando. A imunização está sendo feita em todos os postos de saúde da cidade, das 7h às 11h e das 13h às 17h.


Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. Desde 1988 o Brasil não registra casos de paralisia infantil, porém a vacinação é fundamental, já que o vírus da doença ainda circula na África e Ásia. A vacina não tem efeitos colaterais. A única contraindicação é quando a criança apresenta febre acima de 38°. Neste caso os pais devem levar a criança apenas quando a febre baixar.

Legenda: Vacinação contra a paralisia infantil continua nas unidades de saúde até o dia 28 deste mês
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados