Conae 2014 mobiliza educação em Caarapó

Conae 2014 mobiliza educação em Caarapó
Centenas de pessoas prestigiaram na noite de segunda-feira (17) a II Conferência Nacional de Educação de 2014 (Conae) - Etapa Municipal Preparatória. O evento foi realizado no salão da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), e teve como objetivo buscar formas de democratizar o acesso e o planejamento das ações voltadas para a educação.
Prestigiaram a solenidade de abertura o prefeito de Caarapó, Mário Valério (PR), a vice-prefeita Marinalva de Souza Farias da Costa (DEM), o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Batista de Souza, o Manezinho (DEM), a secretária de Educação e Esportes, Zoraide Cáceres Rojas Vieira, além dos vereadores Roberto Sanches Nakayama (PMDB), Edson Montanhere (PT), Manoelito Félix do Nascimento (PMDB), Dário Ramires (PR), Luciene Cavalheiri (PDT), a  Coordenadora Geral do Fórum Municipal de Educação, Ieda Maria Marran, a coordenadora geral da Educação Infantil, Edlene Ricci, e outras autoridades.

De acordo com a coordenadora geral do Fórum Municipal de Educação, Ieda Maria Marran, o evento teve como tema central o "Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração".  A palestrante foi a professora doutora Maria Alice de Miranda Aranda, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Ieda disse ainda que o evento teve como público alvo os profissionais da educação das redes de ensino do Município, Estado e particular, além da participação da APAE, Poder Legislativo e demais pessoas envolvidas com as políticas públicas educacionais no município. Os eixos abordados foram: I- "O PNE e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação"; II- "Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos"; IV- "Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem" e VI- "Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho".
Conforme a psicóloga da prefeitura, Thelma Molina, o Fórum Municipal de Educação, que é um órgão do governo composto por representantes de diversos segmentos da sociedade, é o responsável por articular e fomentar as ações em nível municipal, que corroboram com a Conae 2014. "Portanto há uns 15 dias aproximadamente, o Fórum tem se reunido em grupos de estudo para discutir os eixos que compõem o 'documento referência Conae 2014'. Essa parte foi encerrada com a palestra da professora doutora Maria Alice de Miranda Aranda", disse.
Thelma disse ainda que no final dos trabalhos cada seguimento elegeu seus delegados que irão representar o município na Conferência Intermunicipal da II Conae, que será realizada nos dias 24 e 25 deste mês, em Dourados. Além da cidade anfitriã e de Caarapó, participarão do evento os municípios de Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Rio Brilhante e Vicentina. 
A II Conferência Nacional de Educação – Conae/2014 - Etapa Municipal Preparatória, é uma realização da Prefeitura de Caarapó, através da Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação, juntamente com o Fórum Municipal de Educação do Município.

A secretária de Educação e Esportes, Zoraide Cáceres Rojas Vieira, disse que a Conae é um momento ímpar de reflexão, no qual os educadores e usuários, a base envolvida na construção das políticas públicas educacionais, têm vez e voz. "Aqui os debates são desenvolvidos considerando os temas de interesse não só do governo, mas principalmente aqueles que elucidam a sociedade usuária", observou.
Já o prefeito Mário Valério destacou o trabalho do Conselho Municipal de Educação e do Fórum de Educação pelo sucesso dos debates. "Sabemos que é só através da educação que podemos construir um mundo melhor, mais justo, mais fraterno, onde todos estejam conscientes dos seus direitos e deveres", declarou. Valério disse ainda que, em Caarapó, nota-se que os profissionais "têm compromisso com uma educação de qualidade".
A II Conferência Nacional de Educação de 2014 - Etapa Municipal Preparatória teve ainda a participação especial da Orquestra Guarani da Aldeia Indígena Te'ýikue, que apresentou as músicas Menino da porteira; Moreninha linda; Cascata; Asa branca; e Mercedita.
Foto: José Carlos
Prefeito Mário Valério discursa na etapa preparatória da Conferência de Educação, em Caarapó 

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados