Dourados cumpre função ambiental


Durante a abertura da XIII Semana do Meio Ambiente e XVI Eco Dourados, na noite desta quarta-feira no espaço de eventos da Unigran, o prefeito Murilo falou sobre o tema, afirmando que a Prefeitura de Dourados tem assumido responsabilidades nessa área, cumpre suas funções, mas não pode resolver tudo sozinha.

O prefeito disse que a cidade tem capacidade para desenvolver diversas ações, inclusive de fiscalização. Por conta disso, Murilo informou que a prefeitura está assumindo responsabilidades na emissão de licenças ambientais que só saem através do Estado ou pelo governo federal.


De acordo com o prefeito, Dourados é referência universitária, com diversos profissionais capacitados na área ambiental e isso a credencia a assumir as licenças, reduzindo grande parte da burocracia e facilitando, principalmente, a vida daqueles que querem investir no município.

Murilo disse que o meio ambiente faz parte da rotina das pessoas desde o começo do mundo e que o homem se encarregou da transgressão com a transformação, citando o barro que virou cerâmica, o petróleo que virou combustível e o minério que virou ferro. Mas para o prefeito, "é um assunto que tem que se manter vivo porque é a nossa vida".

Ele citou as diversas atividades realizadas pelo município, mas deixou claro que a prefeitura não tem como fazer tudo sozinha, primeiro porque a responsabilidade é de todos. Como exemplo, o prefeito citou os lixões criados pela própria população em terrenos baldios ou mesmo em vias públicas. "É preciso ter consciência do prejuízo que isso provoca".

Durante o evento, várias outras autoridades ligadas á área ambiental também se pronunciaram, enfatizando os avanços e o que ainda falta para a educação ambiental, cidadania e sustentabilidade.

ABERTURA
Na abertura da Semana do Meio Ambiente houve a apresentação da banda no Nace (Núcleo de Arte, Cultura e Esportes) de Dourados, com a execução de músicas e na sequência, após os pronunciamentos, teve debate comandado pelo professor Pedro Mendes Neto, com o tema "Desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental".

Participaram da solenidade os vereadores Rafael Matos, Alan Guedes e Madson Valente, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, Ataulfo Stein do Conselho de Meio Ambiente, o promotor Ricardo Rotunno, além de representantes do Ibama, Unigran, Embrapa, e o diretor-presidente do Iman Rogério Yuri Farias Kintschev.

O evento continua nesta quinta e sexta, com apresentação de projetos de educação ambiental, filmes e documentários; eco visitas, apresentação de trabalhos científicos, show na quinta à noite e entrega do Prêmio Troféu Marco Verde 2013, na sexta-feira à noite. As atividades internas estão todas concentradas no espaço de eventos da Unigran.

Legenda: Prefeito Murilo discursa na abertura oficial da Semana do Meio Ambiente e Eco Dourados
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados