Dourados inclui produtos da agricultura familiar na merenda escolar

Desde a implantação do Pnae (Programa Nacional da Alimentação Escolar) pelo governo federal, a comercialização dos produtos da agricultura familiar passou a ter mais um incentivo com a venda para a merenda escolar. Com o programa, 30% dos recursos repassados aos municípios destinados à merenda escolar devem ser investidos na aquisição da produção dos agricultores familiares.

Em Dourados, a merenda escolar oferecida aos 27 mil alunos da Rede Municipal de Ensino tem recursos do Pnae e do município. Com a descentralização adotada pelo prefeito Murilo, o dinheiro é repassado às escolas que se encarregam de adquirir os produtos através de chamadas públicas. As APMs (Associações de Pais e Mestres) fiscalizam os gastos.


Os beneficiados de Dourados são os agricultores da Agroform  (Associação de Produtores da Agrovila de Formosa). Eles abastecem as escolas com legumes, verduras e frutas, que complementam a merenda escolar diariamente.

Conforme o secretário de Agricultura Familiar e Economia Solidária Landmark Ferreira Rios, os produtores vendem para as escolas municipais através do Pnae e também fornecem seus produtos para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

Esses agricultores produzem uma média de 30 toneladas por semana, dependo do clima, de pelo menos 15 itens variados vendidos às escolas, ao PAA, supermercados e feiras livres. Segundo ele, as escolas e demais estabelecimentos abastecidos têm produtos frescos, de qualidade e mais baratos.

Na avaliação do secretário, os programas apoiados pela prefeitura garantem benefícios tanto para os agricultores quanto para quem compra. "Essa relação melhora para o produtor e para as pessoas que consumem nossos produtos. Comprando diretamente da agricultura familiar, as escolas municipais asseguram aos seus alunos uma alimentação diversificada, com produtos de maior qualidade".

A secretária de Educação Marinisa Mizoguchi elogia a qualidade dos produtos fornecidos pela agricultura familiar. "O objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência na escola, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, assim como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis", destaca.

Marinisa lembra que o prefeito Murilo considera a que os agricultores familiares têm papel fundamental dentro do Programa de Alimentação Escolar, oferecendo produtos de qualidade para complementar uma refeição saudável e saborosa, zelando pela saúde dos estudantes.

Legenda: Escolas municipais de Dourados compram parte da produção de agricultores familiares
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados