Dourados inicia implantação do Sisbi

Sistema facilitará a empreendedores e empresas de Dourados a colocação da produção de alimentos de origem animal no mercado nacional

A Prefeitura de Dourados deu início ao processo de implantação do Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de produtos de Origem Animal). Depois de implantado, pequenos produtores e empresas poderão vender produtos inspecionados fora do município e do Estado.

Na quinta-feira, a gestora estadual do Sisbi Inês Castro Costa de Almeida, se reuniu com a secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável Neire Colman e com os veterinários do Simd (Serviço de Inspeção Municipal de Dourados) para iniciar os estudos sobre a implantação do Sisbi.


"O Sisbi é um sistema que tem a finalidade de padronizar a inspeção de produtos de origem animal de todo o país. Será mais um serviço da prefeitura, podendo o empreendedor optar pelo Simd ou pelo Sisbi, dependendo da opção de mercado que ele escolher", explica o veterinário Vitor Matheus Bordin. O Sisbi é coordenado pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Inês elogiou a legislação municipal de inspeção de Dourados, que está bem regulamentada, e o sistema de inspeção como um todo. O parecer inicial verbal da gestora é de que Dourados comporta o sistema, precisa apenas ajustar os processos internos ao sistema brasileiro. Porém, Inês ainda vai apresentar o resultado formal da primeira auditoria.

"Essa é mais uma ação que faz parte de um projeto global do prefeito Murilo de garantir ao empreendedor local todas as condições para que ele possa produzir e geral emprego e renda", afirma a secretária Neire.

O diretor de Agronegócio Vamilton Junior explica que o Sisbi apoiará de forma especial os projetos "Feirantes Empreendedores de Dourados" e "Desenvolvimento do Setor de Alimentos de Dourados", que visa dar apoio aos feirantes, produtores artesanais e empresários que processam alimentos de origem animal.

Atualmente estima-se que Dourados tenha em torno de 130 desses pequenos industriais, mas apenas sete deles estão inscritos no serviço de inspeção. O prefeito Murilo defende que todos estejam organizados, qualificados e inspecionados para que possam melhorar a produção e a renda.

Também participaram da reunião com a gestora do Sisbi os veterinários da prefeitura Lidiane Zanata Corrêa, Anderson Vendruscolo, Joice Yisayama e Renata Rodriguês Castilho. Eles realizam as inspeções e dão apoio aos empreendedores que buscam informações e pretendem entrar no mercado formal e vender produtos inspecionados.

Legenda: A gestora do Sisbi Inês Nescastro reunida com a secretária Neire e veterinários da prefeitura para a implantação do sistema unificado de inspeção
Crédito: Dênes de Azevedo

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados