Dourados vacina 35,66% das crianças contra paralisia infantil no Dia D

O Dia D contra a paralisia infantil imunizou 5.349 crianças de seis meses a menores de cinco anos no sábado em Dourados, quando todas as unidades de saúde permaneceram abertas das 8h às 17h. O número representa 35,66% da meta.

Foram imunizadas em Dourados no sábado um total de 749 crianças de seis meses (39,07% da meta), 1.122 (29,26%) de um ano, 1.198 (39,43%) de dois anos, 1.170 (38,75%) de três anos e 1.110 (34,75%) de quatro anos. A meta é vacinar 95% das 15.002 crianças na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.


Conforme a Secretaria de Saúde de Dourados, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite se estende até dia 21 deste mês e os pais devem levar os filhos para serem imunizados no posto de saúde mais próximo de casa, levando também a caderneta de vacinação da criança.

Vale lembrar que não existe tratamento para a poliomielite e somente a prevenção por meio da vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus. A eficácia da imunização é de 90% a 95%. A vacina é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é extremamente segura e não há contraindicações, sendo raríssimas as reações associadas. Em alguns casos, como por exemplo em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.

O último caso registrado de poliomielite no Brasil foi em 1989, na Paraíba. Desde 1994 o país mantém o certificado emitido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) de erradicação da doença.

Legenda: Dourados vacinou 5,3 mil crianças contra a paralisia infantil no sábado
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados