Formandos do Qualifica Dourados precisam procurar o Ciat

Os formandos do programa Qualifica Dourados precisam procurar o Ciat (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador) logo após o encerramento do curso. "A jornada do Qualifica Dourados não termina com a entrega do certificado, mas quando ele é encaminhado ao mercado de trabalho e contratado", explica a gerente de Núcleo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável Andreia Yamamoto Morassuti.


O Qualifica Dourados, programa criado pelo prefeito Murilo e desenvolvido em parceria com o governo federal através do Pronatec, já formou várias turmas em Dourados, totalizando mais de duas mil pessoas. Na segunda-feira foram concluídos os cursos de padeiro e confeiteiro, ministrado pelo Senac. Ainda nesta semana tem a formatura da turma de confecção de lingerie moda praia, pelo Senai. Os certificados desses dois cursos serão entregues no dia 2 de agosto, às 13h30, no auditório da Aced.
 
De acordo com Andreia, o programa Qualifica Dourados é uma oportunidade que só termina quando o aluno estiver empregado. A etapa seguinte ao recebimento do diploma é o cadastro no Ciat. A próxima será a localização de uma vaga para o qualificado e o seu encaminhamento para entrevistas. "O aluno sai dos cursos qualificado para atender o mercado de trabalho; então é necessário que ele termine todo o processo do programa", explica.

O Ciat de Dourados tem em média cem vagas de empregos por dia. A maioria delas não é preenchida por falta de profissional qualificado no mercado. A escolha dos cursos do Qualifica Dourados é feita justamente em cima das demandas das empresas. É uma ferramenta criada pelo prefeito Murilo para garantir emprego às pessoas, garantir mão de obra para as empresas e manter a expansão econômica de Dourados.

INSCRIÇÕES
A Secretaria de Assistência Social está fazendo inscrições para os cursos de agente ambiental de resíduos sólidos, carpinteiro de telhado, desenhista de construção civil, desenhista de moda, jardineiro, masseiro, montador de móveis, mecânico de motores ciclo Otto, operador de processos químicos, operador de retroescavadeira, pedreiro de revestimento em argamassa e operador de supermercados. Os cursos começam assim que todas as vagas forem preenchidas.

Podem participar dos cursos pessoas a cima de 16 anos de idade, inscritas no Cadastro Único. Cada participante recebe ajuda para custeio de transporte e alimentação, benefício que faz parte do programa do governo federal. As inscrições são feitas na Secretaria de Assistência Social, na Rua João Rosa Góes, 395, no centro. Os telefones para mais informações são o 3411-7746 e 3411-7104.

Legenda: Pessoas que concluem cursos do Qualifica Dourados precisam procurar o Ciat para conseguir vaga no mercado de trabalho
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados