Murilo assina Termo de Cooperação Técnica com Conselho de Arquitetura

O prefeito Murilo assinou nesta segunda-feira o Termo de Cooperação Técnica com o CAU/MS (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) de Mato Grosso do Sul. O termo propõe a implementação de ações conjuntas entre a entidade e o município de Dourados visando cooperação mútua na fiscalização e demais ações relacionadas à arquitetura e urbanismo.

Segundo o presidente do CAU/MS, Osvaldo Abraão, o conselho tem percorrido algumas cidades para apresentar o Termo de Cooperação Técnica, que vai resultar na troca de informações, melhorando as fiscalizações. Murilo e o secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Jorge de Lúcia destacaram os avanços que a Prefeitura de Dourados vêm obtendo para agilizar o andamento dos processos da construção civil.

Murilo informou ao presidente do conselho que em julho será implantado em caráter experimental o Sistema de Aprovação Digital, que vai acelerar o licenciamento de projetos de obras. A nova forma de aprovação digital vai trazer ganhos significativos tanto para o município quanto para o profissional. Além da agilidade, possibilita a redução de papel e arquivos que normalmente ocupam grandes espaços.


Também estão sendo providenciados manuais de aprovação de projetos, que serão distribuídos aos profissionais como forma de reduzir erros nos projetos, o que aumenta a morosidade para a aprovação. "Estamos nos adaptando às novas formas de trabalhar, criando leis, implantando novas tecnologias digitais para não engessar o andamento de obras na cidade", afirmou o prefeito.

Osvaldo Abraão, que estava acompanhado dos arquitetos Rui Lameiro, Eduardo Costa e Fabiano Costa, também anunciou para Dourados a criação da subsede regional do CAU/MS, com objetivo de atender profissionais de toda região Sul de MS.

Ele elogiou a atuação da Prefeitura de Dourados a respeito do sistema de geoprocessamento que possibilita manter informações cadastrais dos dados imobiliários atualizados, importante para a fiscalização e arrecadação do município. "É o mais atualizado do Estado", elogiou Osvaldo Abraão. A reunião também foi acompanhado pela analista de projetos da prefeitura, a arquiteta Aline Sanabria.

Legenda: Murilo com representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados