Murilo quer produção da agricultura familiar em grandes supermercados


Durante cessão de máquinas e doação de produtos do Programa de Aquisição de Alimentos, prefeito disse que meta é formalizar os agricultores familiares de Dourados

Formalizar os agricultores familiares de Dourados para que possam vender seus produtos legalmente em grandes supermercados e feiras livres da cidade é um dos projetos do prefeito Murilo que está sendo colocado em prática desde o início da administração.

A meta foi anunciada pelo prefeito na manhã desta segunda-feira, durante assinatura de termos de cessão de uso de máquinas e doação de produtos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), em parceria com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), no Plenário José Cerveira, no CAM (Centro Administrativo Municipal).

Murilo ressaltou que todos os produtores rurais podem vender carne, leite, queijo e outros produtos de origem animal em qualquer lugar desde que estejam regularizados, de acordo com a lei. Ele citou o caso da venda de carne na Feira Livre da Rua Cuiabá, que deixou de existir por falta de inspeção dos produtos e disse que esse comércio pode, sim, ser retomado, desde que os feirantes obtenham o selo do Simd (Serviço de Inspeção Municipal de Dourados)


O documento tem como objetivo atestar a qualidade de alimentos de origem animal destinados ao consumo humano. Segundo ele, atualmente vários açougues estão se regularizando, por iniciativa da atual administração, para que possam vender produtos derivados da carne, como linguiça.

"Profissionais habilitados vão até o produtor, fazem a inspeção e dão o certificado autorizando a comercialização. É isso que estamos fazendo para os produtores, dando condições de melhorar seus negócios e colocar seus produtos em qualquer supermercado da cidade", enfatizou o prefeito.

Sobre a Feira Livre da Rua Cuiabá, Murilo disse aos agricultores presentes no evento que a meta é transformar aquele espaço em um comércio de primeira classe, oferecendo produtos de qualidade e certificados. "Não podemos deixar que a feira continue sendo um comércio de segunda classe", observou. Experiências estão sendo buscadas em outras cidades através do projeto Feirantes Empreendedores de Dourados.

Murilo disse que para dar maior atenção ao setor foi criada a Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária, que tem como titular Landmark Ferreira Rios. Segundo o prefeito, o evento realizado nesta segunda concretiza o primeiro projeto de Landmark no cargo.

Diante de diversas autoridades e produtores convidados para a solenidade, Murilo mencionou outros projetos que têm dado certo em benefício do agricultor familiar, como a compra de produtos para fortalecer a merenda de 27 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.

ASSINATURAS
Foram assinados nesta segunda os termos de permissões de uso de um tanque de refrigeração de leite por expansão de gás, instalado na sede social do Assentamento Amparo, e uma grade niveladora; um tanque de refrigeração de leite por expansão a gás, instalado no Assentamento Lagoa Grande em Itahum; um trator agrícola, uma carreta agrícola graneleira, um arado reversível, uma grade aradora mecânica, além de três tanques de refrigeração de leite, instalados nos lotes 24, 98 e 117 do Assentamento Lagoa Grande.

Também foi assinado termo de permissão de uso de um conjunto de pasteurizador, embaladeira automática em aço inox e acabamento sanitário, conjunto de refrigeração, caldeira a vapor saturado, materiais, montagem e instalação de uma câmara fria em alvenaria, compressor de ar para embaladeira, estufa para cultura bacteriológica, centrífuga elétrica, estufa para pasteurização para a Avaleite (Associação de Ambulantes de Leite) e um trator agrícola ano 2013, com capota de proteção, para a aldeia indígena Panambizinho.

Participaram do evento, além de produtores e representantes de entidades, o deputado estadual Laerte Tetila, o delegado regional do MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário) João Grandão, os vereadores Dirceu Longhi, Pedro Pepa, Rafael Matos, Aguilera de Souza, Silas Zanata, Romualdo Ramin e Madson Valente, além de secretários municipais.

Legenda: Prefeito Murilo falou de projeto para formalizar produção da agricultura familiar de Dourados
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados