Nove municípios participam da II Conferência de Educação em Dourados

Nove municípios da região da Grande Dourados participam da II Conferência Intermunicipal de Educação, no auditório do bloco 10 da Unigran. A abertura aconteceu na noite desta segunda-feira e o encerramento será nesta terça às 18h. O evento faz parte dos preparativos para a Conferência Nacional de Educação (Conae/2014), que acontece de 17 a 21 de fevereiro, em Brasília.

Dourados é um dos 17 municípios polos do Estado, onde estão acontecendo as conferências intermunicipais de Educação. Na abertura do evento, participaram o prefeito Murilo, a vice-prefeita de Itaporã Jacinta Reis Cordeiro e a vice-prefeita de Caarapó Marinalva de Souza Farias da Costa, além do presidente da Câmara de Dourados Idenor Machado e o vereador Sérgio Nogueira, que é da Comissão da Educação da Câmara.

Estavam presentes ainda secretários de Educação e representantes dos municípios conferencistas e de entidades de Educação de Mato Grosso do Sul. Além de Dourados, participam os municípios de Itaporã, Glória de Dourados, Jateí, Fátima do Sul, Caarapó, Rio Brilhante, Deodápolis, Vicentina e Douradina.

A abertura do evento foi feita pela secretária de Educação de Dourados Marisa Mizoguchi, que deu boas vindas aos conferencistas, enfatizando que Dourados tem a honra de contribuir como um dos municípios polos para sediar tão importante evento, que vai colaborar com a educação brasileira.

O prefeito Murilo também deu boas vindas aos conferencistas, enfatizando a importância tanto das conferências municipais quanto das intermunicipais.  "Os municípios têm muito a ganhar com as propostas que serão levantadas durante este evento e levadas para as conferências estadual e nacional", afirmou.

Murilo lembrou que Dourados vem implantando a socialização da educação, uma forma de acabar com a desigualdade nas escolas. Para o prefeito, a socialização não é apenas no conhecimento, por isso implantou projetos educacionais como o Nace (Núcleo de Arte, Cultura e Esporte), através do qual os alunos das escolas municipais recebem aulas de arte, cultura e esporte, assim como estudantes de escolas particulares, e ainda ganharam uniforme escolar, para que se sintam mais valorizados no ambiente escolar.

PROGRAMAÇÃO
Na abertura do evento na segunda-feira à noite houve apresentação cultural dos corais das escolas municipais Frei Eucário e Manoel Santiago. Após a abertura oficial foi realizada a palestra "O Papel da Conae no planejamento educacional: do nacional ao local". A palestrante foi a professora doutora Elisângela Alves da Silva Scaff, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Na manhã desta terça-feira ocorreram as as plenárias por eixos. No eixo I o tema é "Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; eixo II - "Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos"; eixo III - "Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente".

O Eixo IV aborda "Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem"; eixo V - "Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social".

No eixo VI o tema é "Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho"; no eixo VII "Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos".

Das 14h às 18h haverá eleição e a homologação de delegados para a etapa estadual da Conae e a aprovação das contribuições ao documento que será levado à Conferência Estadual de Educação, de 6 a 8 de setembro, na UFMS, em Campo Grande.

Legenda: Prefeito Murilo fala na abertura da Conferência Intermunicipal de Educação
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados