Prefeitura capacita secretarias para gerenciar convênios federais

Com o objetivo de melhorar o processo de cadastramento e acompanhamento dos projetos cadastrados no Siconv, o sistema de convênios do governo federal, a Prefeitura de Dourados está promovendo um treinamento para 30 representantes de todas as secretarias municipais. A capacitação é feita através da secretaria de Planejamento, e por determinação do prefeito Murilo.

Leene Marques, mestre em RH e gestão do conhecimento e  especialista em gestão empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), explicou que no final do curso o participante será capaz de compreender os conceitos e fundamentos básicos de elaboração e gerenciamento de projetos.

"Com certeza os colaboradores estarão aptos a elaborar projetos de acordo com as instruções normativas que regem o Siconv; distinguir e aplicar um plano de trabalho, um projeto básico ou termo de referência, cadastrar um projeto e enviar para análise, além de executar e prestar contas no Siconv, agilizando as demandas da prefeitura", disse Leene.

Conforme o secretário de Planejamento Gerson Schaustz, o objetivo principal do curso é desenvolver competências dentro da administração municipal para a elaboração e  gerenciamento de projetos no Portal de Convênios, para execução dos programas do governo federal que envolvam a transferência de recursos financeiros do orçamento fiscal e da Seguridade Social da União.

"Vamos agilizar os procedimentos de cadastramento de projetos, onde cada secretaria terá um funcionário com capacidade técnica para administrar o sistema e acompanhar o andamento das demandas. Isso é muito importante porque desburocratiza a informação que antes estava centralizada em uma ou duas pessoas", completou.

Atualmente as transferências de recursos federais feitas pela União para entidades privadas sem fins lucrativos devem estar obrigatoriamente cadastradas no Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv).

Ministrado na Central de Matrículas, o curso tem duração de 35 horas e segue até sexta-feira.

Legenda: Abertura do treinamento de servidores da Prefeitura de Dourados sobre convênios federais
Crédito: Kauhê Prieto

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados