Prefeitura de Dourados inicia preparativos para Semana da Pátria

A Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Educação, que coordena a programação da Semana da Pátria, realizou nesta quarta-feira a primeira reunião com a comissão organizadora para dar início aos preparativos do desfile de 7 de Setembro, tradicionalmente realizado na Avenida Marcelino Pires, em frente a Praça Antônio João.

O encontro, realizado na sala de reuniões do gabinete, foi coordenado pela secretária de Educação Marinisa Mizoguchi, com a participação de representantes do gabinete do prefeito Murilo, Cerimonial, Comunicação, secretarias de Educação, Serviços Urbanos, Planejamento, Cultura, Saúde, Fazenda, Infraestrutura e Desenvolvimento, Funed (Fundação de Esportes de Dourados), Agetran (Agência de Trânsito), Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Exército.


Foram discutidos os principais pontos que envolvem a organização, como o tema deste ano, a segurança no dia do desfile, socorro à população, decoração e ornamentação das ruas e palanque oficial, inscrição para participação de escolas e entidades, acendimento da chama da pátria, entre outros detalhes.

Uma das preocupações da comissão organizadora, além da segurança, é dar preferência para as crianças na ordem do desfile, já que normalmente no mês de setembro o clima é bastante quente, com sol forte e baixa umidade de ar, o que pode provocar desidratação. "Achamos conveniente que as crianças desfilem primeiro, logo no início das apresentações para não enfrentar o calor muito forte", explicou a secretária.

No ano passado houve a participação de 40 entidades no desfile, incluído escolas e projetos da prefeitura. A expectativa é que este ano atinja aproximadamente o mesmo número, tendo em vista que a programação deve terminar antes de meio-dia para evitar a exposição das pessoas ao sol muito forte.

As inscrições para o desfile serão feitas de 1º a 20 de agosto, no Centro Popular de Cultura e Lazer Jorge Antônio Salomão, o Jorjão, das 8h às 11h e das 13h às 17h. A ficha de inscrição deve ser entregue em arquivo de CD ou pendrive.

O desfile está previsto para começar às 8h, com a participação do Exército, instituições militares e educacionais municipais, estaduais, federais, particulares e filantrópicas.

De acordo com a secretária Marinisa Mizoguchi, toda a programação, inclusive o tema da Semana da Pátria em Dourados, ainda passará pela aprovação do prefeito Murilo.

Legenda: Reunião realizada nesta quarta iniciou preparativos da Semana da Pátria em Dourados
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados