Prefeitura faz ações de prevenção à saúde do trabalhador

A Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Saúde continua realizando ações preventivas visando a saúde do trabalhador. Uma das ações são as visitas nas empresas, que buscam promover a saúde do trabalhador submetido a riscos e agravos das condições de trabalho.

"Uma equipe multidisciplinar vai até a empresa e faz uma visita técnica para saber das dependências e fazer uma avaliação das condições de trabalho de seus funcionários e encaminhamentos à Rede SUS dos trabalhadores com agravos relacionados ao trabalho", explica o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Eduardo Arteiro Marcondes.


As ações de saúde preventiva foram intensificadas nos dois últimos anos, por determinação do prefeito Murilo, e vem sendo ampliadas neste ano pela equipe do secretário de Saúde Sebastião Nogueira.

Neste ano já foram feitas 137 visitas a empresas, sendo 129 durante as ações compartilhadas realizadas nos bairros semanalmente. As outras oito visitas foram em empresas de grande porte, feitas por equipe multidisciplinar do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), formada por médico do trabalho, psicólogo, fisioterapeuta e assistente social.

"Geralmente a equipe passa o dia numa empresa acompanhando todo o trabalho, conversando com os proprietários e funcionários, avaliando as condições de trabalho e prestando orientações. No final é feito um relatório referente à reabilitação e prevenção à saúde", explica Eduardo Arteiro Marcondes. Ele lembra que neste ano já foram avaliados 925 trabalhadores durante visitas técnicas a empresas.

PALESTRA
Continuando com as ações de prevenção voltadas às políticas da saúde do trabalhador, no dia 2 de julho, às 13h30, será realizada no campus II da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) uma palestra da disciplina Tópicos Especiais em Psicologia do Trabalho, no curso de Psicologia da UFGD. O público alvo são os acadêmicos e outros profissionais em geral. A palestra será ministrada pela equipe multidisciplinar do Cerest, um dos setores do Departamento de Vigilância em Saúde da prefeitura.

"O objetivo é promover o conhecimento daquilo que diz respeito à saúde do trabalhador, informar e conscientizar os participantes sobre a importância da prevenção dos riscos e agravos advindos das condições de trabalho", acrescentou Eduardo Arteiro Marcondes.

Legenda: Técnicos do Cerest durante vistoria em indústria para orientar sobre saúde do trabalhador
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados