R$ 8,7 milhões serão usados para construção da Escola do Brasil Profissionalizado em Dourados

O governo do Estado publicou, nesta terça-feira, 25, edital dando início ao processo licitatório para a construção do prédio da Escola do Programa Brasil Profissionalizado, que será edificado nas proximidades do Parque Ambiental do Córrego Rego d'Água, em Dourados. A unidade é uma conquista do deputado federal Geraldo Resende junto ao Estado e ao FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. De acordo com o edital, a abertura das propostas será no dia 30 de julho.

O projeto Brasil Profissionalizado prevê a construção de uma escola com 12 salas de aulas, seis laboratórios básicos, auditório, biblioteca, refeitório e área de convivência, quadra poliesportiva coberta, e dois grandes laboratórios. Os investimentos para a implantação da Escola Técnica Profissionalizante são do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), com contrapartida Governo do Estado, somando investimentos de R$ 8,7 milhões.
A responsabilidade de monitorar o programa, realizar os cursos públicos e gestionar a atividade escolar, visando a preparação do jovem para o mercado de trabalho será do governo do Estado. Ao Município coube a destinação da área.
Luta
Ao justificar pela instalação da escola técnica profissionalizante em Dourados, Geraldo Resende destaca a necessidade dessa estrutura para ajudar na formação de mão de obra profissional para as demandas que a economia do município e da região vem apresentando. "Esta escola será mais uma importante opção de ensino, pois, terá aproximadamente 500 vagas, com as aulas do ensino médio sendo integrada à educação profissional", destaca.
O programa Brasil Profissionalizado visa fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica. A iniciativa repassa recursos do governo federal para que os estados invistam em suas escolas técnicas. Criado em 2007, o programa possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo é integrar o conhecimento do ensino médio à prática.
O Brasil Profissionalizado leva em consideração o desenvolvimento da educação básica na rede local de ensino e faz uma projeção dos resultados para a melhoria da aprendizagem. Um diagnóstico do ensino médio contém a descrição dos trabalhos político-pedagógicos, orçamento detalhado e cronograma das atividades. O incremento de matrículas e os indicadores sociais da região, como analfabetismo, escolaridade, desemprego, violência e criminalidade de jovens entre 18 e 29 anos também são analisados.

Legenda da ilustração:
Maquete do Programa Brasil Profissionalizado, cujo padrão será implantado em Dourados.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados