Senador indica Aleixo Paraguassu e professora Glorinha ao Prêmio Darcy Ribeiro

O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) indicou a professora Maria da Glória Sá Rosa e o Dr. Aleixo Paraguassú ao prêmio Darcy Ribeiro de Educação, oferecido pela Câmara dos Deputados. A premiação consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro a três pessoas físicas ou jurídicas escolhidas pelos deputados da Comissão de Educação.

A indicação do senador Figueiró ocorreu após ouvir a sugestão da ex-senadora Marisa Serrano. "Ofereci duas das maiores expressões da cultura e da inteligência de Mato Grosso do Sul à avaliação dos deputados", disse Figueiró, ressaltando a biografia dos dois educadores.

Figueiró disse que é inegável as importantes contribuições do Dr. Aleixo ao Mato Grosso do Sul, seja como magistrado, como docente, ou como titular de funções públicas que exerceu no Executivo, "mas especialmente como ativista do Grupo TEZ, pela militância nos movimentos sociais de luta contra o preconceito racial e em defesa dos direitos dos negros".


Paraguassú também é o fundador do Instituto Luther King – Ensino, Pesquisa, Ação Afirmativa, que oferece gratuitamente cursos pré-vestibulares e informática, com parcela das vagas destinada a negros, índios e portadores de necessidades especiais.
 
Maria da Gloria Sá Rosa, a professora Glorinha como é conhecida, é considerada ícone da educação e da cultura em Mato Grosso do Sul. Ela é professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e da Associação Brasileira de Críticos de Arte. É fundadora da Aliança Francesa de Campo Grande e do Cine Clube de Campo Grande. Também é autora de diversos livros.

O Prêmio Darcy Ribeiro de Educação foi criado para contemplar pessoas ou entidades com trabalhos ou ações de destaque na defesa e na promoção da educação no Brasil. Entre os critérios para selecionar os vencedores são considerados critérios de originalidade, vulto ou caráter exemplar das ações educativas desenvolvidas.


Com assessoria de imprensa do senador Ruben Figueiró

Fotos:
Do Dr. Aleixo: Wagner Guimarães/AL
Da professora Maria da Glória: Lucas Possiede/revista A Gente

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados