Vereadora Virginia Magrini critica 'desculpas' do HU por leitos parados

A vereadora Virginia Magrini (PP) participou na tarde desta quarta-feira da reunião do Conselho Municipal de Saúde com o Hospital Universitário e criticou veemente as desculpas dadas pelo diretor clínico do HU, Antônio Hidalgo, que informou que as recusas no atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na enfermaria seriam por falta de lençóis.
"Com o caos que Dourados está na saúde um hospital não pode ficar com 6 UTIs e 20 enfermarias paradas sem atender os doentes por conta de lençóis sujos, isso mostra que falta gestão por parte do HU, é inadmissível que eles coloquem isso como desculpa", enfatizou Virginia.

Segundo ela, se o Hospital Universitário não é capaz de atender os pacientes encaminhados para a unidade, que saia do Sistema Único de Saúde (SUS).
"O HU deve pedir a exclusão da rede, fechar as portas para a população e falar para a sociedade que é incapaz de atender os doentes de Dourados e que é um hospital escola e vai receber apenas cobaias objetos de estudos dos alunos de medicina da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Caso contrário, enquanto estiver recebendo dinheiro público, deve prestar um atendimento digno às pessoas. '', frisou a parlamentar.
Virginia lembrou ainda que a UFGD recebeu o HU pronto, e que é um patrimônio do município que está sendo mal utilizado e gerido. "Dourados possui várias lavanderias, mesmo com problemas em uma lavadora isso poderia ser contornado. Isto é um exemplo claro de falha da gestão", ressaltou.
A progressista acredita que falta interesse dos políticos de Dourados e região para resolver a situação. "Nossa cidade precisa de mais investimentos e financiamentos para a saúde pública, pois atendemos mais de 30 municípios. Isso tem que partir dos nossos deputados, para que façam as cobranças ao governo estadual e federal e também dos demais municípios, que trazem pacientes para Dourados e não ajudam em nada", conclui Virginia Magrini. 

Foto: Thiago Morais
Legenda: Virginia Magrini diz que falta de lençóis não pode para atendimento em um hospital no porte do HU

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados