Ação contra a dengue percorre o Parque das Nações II

Um mutirão contra a dengue percorreu pelo menos 500 imóveis do bairro Parque das Nações II neste sábado. A ação foi realizada pela Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Grupo Abevê.

A atividade teve início na Escola Municipal Etalívio Penzo. De lá, 15 agentes de endemias do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) percorreram o bairro das 7h às 17h. Nos imóveis foi detectada a presença de focos de dengue, que foram eliminados.


Os agentes ainda fizeram orientações sobre a importância de manter os quintais limpos para prevenir a dengue, além de conscientização sobre a leishmaniose e prevenção contra outras doenças.

O irrigador de mudas Elias Dutra Moraes, 61, disse que aprendeu a conservar os quintais de casa e do trabalho, após as ações da prefeitura. "O pessoal vem dar a orientação e a gente segue sempre o que eles falam para não pegar dengue", disse.

"Essa ação da prefeitura é muito importante, livra a gente da doença. A gente sempre cuida do quintal de casa, mas, nunca sabe como está o do vizinho", afirmou a viveirista Patrícia da Silva Império, 24. O marido dela pegou dengue no final do ano passado. "Foi muito ruim, então a gente se preocupa".

PREVENÇÃO
De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, os mutirões contra a dengue vão continuar em Dourados, priorizando as regiões apontadas pelo Liraa (Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti) como de maior proliferação do mosquito.

Em primeiro lugar ficou a região do Maracanã (2,1%), onde já foi feito o mutirão. Em segundo ficou a região do Jardim Água Boa, Campo Dourado e Santo André (1,8%). Em terceiro aparece o Grande Flórida (1,6%); em 4º a região centro norte (1,4); em 5º o Parque das Nações I e II (1,3); em 6º lugar o Grande Clímax (1,0%); em 7º o quadrilátero central (0,8%) e em 8º o Grande Izidro Pedroso (0,7%).

Legenda: Mutirão contra a dengue percorreu e vistoriou residências no Parque II
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados