Agentes de trânsito começam a emitir multas a partir de terça


A partir desta terça-feira, dia 9, a Agetran (Agência Transporte e Trânsito) de Dourados passa a emitir multas oficialmente através dos agentes de trânsito. A aplicação de multas em casos de infrações começa após 40 dias de orientação e de trabalho educativo para que a população pudesse se familiarizar com a fiscalização. A Agetran foi criada neste ano pelo prefeito Murilo e os agentes foram contratados através de concurso público e receberam treinamento da Guarda Municipal e Polícia Militar.

O diretor da Agetran Walter Hora disse que a equipe estará atenta a qualquer irregularidade no trânsito, principalmente falta de uso do cinto de segurança, trafegar na contramão, estacionar em fila dupla e avançar o sinal vermelho. Os agentes também fazem advertências verbais a ciclistas e pedestres.

 
De acordo com o diretor da Agetran, os agentes foram apresentados à população através de ações em vários pontos da área central e nas vias onde houve mudanças no sistema de mão de direção. Com isso, o condutor já sabe que estará sujeito a multa se cometer alguma infração de trânsito.
 
Segundo Walter Hora, determinação do prefeito Murilo é para conscientizar o condutor de veículo, o ciclista e o pedestre da necessidade de cumprir as leis, respeitando o direito das outras pessoas e consequentemente evitando transtornos e principalmente acidentes.

A Agetran foi criada pela atual administração para garantir melhorias no trânsito de Dourados, proporcionando tranquilidade e segurança aos usuários das vias públicas. Entre outras as ações já realizadas destacam-se alterações no sistema viário, retirada de rotatórias da Avenida Marcelino Pires e instalação de semáforos, sinalização e agora os agentes iniciam a fiscalização.

São 30 agentes contratados mediante concurso público e que receberam treinamento teórico e prático e passaram por período de estágio e adaptação nas ruas. Para Walter Hora, a equipe está preparada para desempenhar a função, contribuindo para maior segurança no trânsito.
 
"Pedimos aos condutores de veículos, ciclistas e pedestres que respeitem as regras de trânsito. Nossa intenção não é aplicar multa, mas em caso de infração os agentes vão autuar os infratores para garantir mais segurança no trânsito, que é nosso objetivo e a determinação do prefeito Murilo", afirmou Walter Hora.

Legenda: Agentes de trânsito começam nesta terça a emitir multas a condutores infratores
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados