Agentes de trânsito trabalham uniformizados em Dourados

Responsáveis pela fiscalização do trânsito, agentes usando camisa amarela e calça cáqui começam neste mês a emitir notificações

Desde ontem, 1º de julho, os 33 agentes de trânsito selecionados pela Prefeitura de Dourados através de concurso público estão nas ruas com o uniforme oficial. Eles começaram a fazer abordagens no início do mês de maio, mas apenas utilizando como identificação a camiseta da Agetran (Agência de Transporte e Trânsito).

A atuação dos agentes de trânsito é mais uma iniciativa do prefeito Murilo para garantir aos douradenses mais segurança no trânsito. A Agetran também foi criada na atual administração com o objetivo de organizar e cuidar melhor do trânsito da cidade.


Até agora a atuação dos agentes no trânsito de Dourados tinha sido apenas de caráter educativo, mas neste mês de julho eles começam a emitir notificações. Entre as principais irregularidades que são alvos de fiscalização dos agentes estão a falta de uso do cinto de segurança, avançar no sinal vermelho e estacionar em fila dupla.

Com o uniforme nas cores amarela e cáqui, os agentes estão priorizando a área central, principalmente o centro comercial e as vias da região do terminal rodoviário que tiveram o sistema de trânsito alterado e passaram de mão dupla para mão única. No fim de semana eles organizaram o trânsito na Festa Junina.

O diretor da Agetran Walter Hora, explica que a função dos agentes não é apenas punir condutores infratores, mas também orientar para garantir maior segurança e fluidez no trânsito. Além disso, ele alerta que pedestres e ciclistas também serão advertidos sobre irregularidades, como não respeitar o sinal vermelho e cruzar fora da faixa.

"Temos situações corriqueiras como ciclistas trafegando pelas calçadas, na contramão e avançando sinal vermelho, como vemos frequentemente pedestres não utilizando a faixa para atravessar uma via. As leis de trânsito existem para todos e os agentes têm a responsabilidade de fazer com que sejam cumpridas", disse Walter Hora.

Legenda: Uniformizados, agentes começam a emitir notificações para coibir abusos e garantir mais segurança no trânsito de Dourados
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados