Com onda de frio, Saúde faz alerta sobre prevenção à Influenza

A Secretaria de Saúde de Dourados através do Departamento de Vigilância em Saúde alerta para a necessidade de cuidado redobrado contra a gripe nesta semana. O motivo é a queda brusca na temperatura que atingiu o município nesta segunda-feira e tem previsão de ir até domingo, tornando o ambiente mais propício para o surgimento de casos.

"Essa onda de frio torna esta semana perigosa para o aumento de casos de Influenza. É preciso alertar a população para redobrar os cuidados necessários", afirmou o diretor do departamento Eduardo Arteiro Marcondes. Entre as principais orientações: evitar lugares fechados, aglomerações de pessoas e manter a higiene pessoal.


Os casos de Influenza estão controlados em Dourados. No ano passado foram registradas 27 notificações e oito confirmações. Este ano, são 10 notificados e quatro confirmados, sendo dois de H1N1 e dois de H3N2.

"O número de casos é considerado baixo e conseguimos atingir uma boa cobertura vacinal da população. Mesmo assim não podemos descuidar, principalmente nos dias mais frios", alerta o secretário de Saúde Sebastião Nogueira.

Na campanha de vacinação contra a gripe deste ano, encerrada no início de junho, Dourados ultrapassou a meta prevista de vacinar 80% dos grupos prioritários, já que imunizou 81,75% dessa população e 8.623 doentes crônicos.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados