Coordenadoria Indígena funcionará a partir desta 2ª feira, garante Aguilera

O vereador Aguilera de Souza (PSDC) ainda comemora a conquista da comunidade indígena de Dourados. Na sessão extraordinária realizada na terça-feira (28) foram aprovados os cargos comissionados para que a Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas possa começar a funcionar.
O projeto vindo do executivo criou 11 cargos, que devem ser preenchidos apenas por indígenas especializados, como biólogos, agrônomos, professores, desportistas e nos assuntos pertinentes à Reserva Indígena. Serão profissionais de Serviços Urbanos, Habitação, Saúde e Educação, responsáveis por gerir junto à prefeitura municipal as ações para a comunidade.

"A coordenadoria deve começar a funcionar imediatamente, os profissionais que lá serão colocados são especializados e com certeza vão conduzir as atividades para uma melhoria considerável para nossa comunidade", comentou Aguilera.
O projeto de fundação da Coordenadoria foi elaborado pela equipe do vereador e foi encaminhado ao executivo que aprovou a idéia e encaminhou para votação no legislativo municipal em abril. As exigências da comunidade eram que a estrutura funcionasse dentro da Reserva Indígena e que os funcionários fossem todos patrícios.
O escolhido para coordenar o novo projeto é o vice-capitão da Jaguapiru, Leomar Mariano (PSDC), que é trabalha na comunidade indígena. O nome foi escolhido pelo prefeito Murilo Zauith (PSB) após reuniões com a comunidade.
A Coordenadoria será instalada no Núcleo de Atendimentos Múltiplos (NAM) da Unigran, localizado na Aldeia Jaguapiru e terá também uma extensão na Aldeia Bororó. Os prédios foram limpos e organizados por um mutirão que reuniu as famílias locais e deixou tudo pronto para a instalação do órgão.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados