Dourados realiza quinta-feira o Dia D contra dengue


A Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Saúde realiza na próxima quinta-feira, dia 11, o Dia D contra a dengue. O objetivo é eliminar criadouros de focos de mosquito e conscientizar a população a combater e prevenir a dengue com ações simples e diárias. O trabalho foi determinado pelo prefeito Murilo para manter a dengue controlada no município.


Haverá mobilização na área central de Dourados com a equipe de Educação e Saúde, que vai distribuir materiais educativos. Paralelamente, na região do Jardim Maracanã, haverá mutirão, já que o bairro foi apontado pelo Liraa (Levantamento Rápido de Aedes Aegipty) com maior índice de infestação do mosquito transmissor da doença, ou seja, 2,1%. O trabalho será distribuído entre as equipes de agentes de campo, supervisores e agentes de educação em saúde do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Além de toda equipe do CCZ, participam do Dia Dia soldados do Exército e funcionários da Usina São Fernando, que sempre colaboram nas mobilizações contra a dengue.

Os agentes de controle de vetores, junto com os voluntários, levarão informações à população sobre como evitar a dengue, bem como auxiliar na eliminação de eventuais depósitos de água que possam se tornar criadouros do mosquito.

De acordo com o diretor de Vigilância e Saúde Eduardo Arteiro Marcondes, também será feito nestes locais o chamado bloqueio químico, visando eliminar a forma adulta do mosquito com aplicação se inseticida. "Vamos chamar mais ainda a atenção dos cidadãos para a necessidade do empenho e consciência de todos no combate à dengue", observa.

Na semana passada, a Secretaria de Saúde divulgou que Dourados foi apontado pelo Liraa com médio risco para dengue. Foi evidenciado um percentual médio de 1,35% em toda cidade, o que causa preocupação para as autoridades em saúde pública e sinal de alerta para toda a sociedade.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados