Dourados recebe quatro municípios para Conferência de Cultura no sábado

Dourados sedia neste sábado, durante todo o dia no Teatro Municipal, a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura, com a participação de outros quatro municípios – Maracaju, Itaporã, Rio Brilhante e Nova Alvorada do Sul.

O tema da conferência será "Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura" e as discussões serão divididas em quatro eixos temáticos, sendo eles os mesmos da 3ª Conferência Nacional de Cultura: Implementação do Sistema Nacional de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento.


De acordo com o secretário municipal de Cultura Carlos Fábio Selhorst dos Santos, cada um dos eixos centrais será subdivido em quatro sub-eixos. "Desta forma os grupos de trabalho poderão fazer uma ampla discussão da Cultura, buscando criar diretrizes pertinentes à demanda local, promovendo, ampliando e diversificando o acesso da sociedade civil aos mecanismos de participação popular, consolidando os conceitos de Cultura", aponta o secretário.

O prefeito Murilo destaca a participação coletiva na discussão da cultura em Dourados. "É muito importante esta união, pois assim vamos ampliar a abrangência dos temas entre os cinco municípios. Nos últimos anos Dourados deu passos importantes na consolidação da cultura. Com as ações que vêm sendo desenvolvidas, vamos garantir a continuidade desse trabalho", afirmou.

PROGRAMAÇÃO
Durante toda a semana o blog da conferência recebeu inscrições para participação, porém quem não conseguiu se inscrever pela internet poderá fazer o credenciamento no Teatro a partir das 7h de sábado.

A abertura acontece às 8h, com o Coral de Mulheres do Centro de Convivência Dorcelina Folador. Na sequência acontece a aprovação do Regimento Interno e formação da comissão organizadora. O consultor da Unesco para o Ministério da Cultura, Rômulo Fraga, fala aos conferencistas às 9h.

Após o coffee break, das 9h45 às 10h15, o representante da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul fará suas considerações sobre o Plano Estadual de Cultura.

Das 11h às 13h haverá o intervalo para o almoço e na volta tem formação e instalação dos grupos de eixos temáticos. Das 15h às 15h30, Thiago Fiel e Sandro Nunes fazem uma apresentação cultural de musica instrumental. A Plenária Final, com a compilação da "Carta dos Cinco", tem início às 16h e às 17h será feita a escolha dos delegados. O encerramento será às 17h30.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados