Gegis discute tecnologia no setor sucroenergético em Dourados


O Gegis (Grupo de Estudos em Gestão Industrial do Setor Sucroalcooleiro) se reuniu em Dourados na sexta-feira para discutir a gestão e novas tecnologias para as usinas de Mato Grosso do Sul.

A reunião foi aberta pelo engenheiro Luiz Fernando Pereira Alves, coordenador do Gegis em Mato Grosso do Sul. Em seguida, Cristiane Lopes dos Santos, da Adecoagro, fez a apresentação dos indicadores industriais da Safra 2013/14.

Ainda pela manhã, André Lins de Albuquerque, da Pentagro Soluções Tecnológicas, palestrou sobre a 'simulação no apoio à tomada de decisão em usina - operação e gestão' e Gabriel Godoy, gerente comercial da Barriquand do Brasil, falou sobre 'aplicações dos trocadores de calor platular na indústria sucroenergética.


Luiz Fernando Pereira Alves fechou o período mostrando as experiências do Grupo Adecoagro com concentração de vinhaça. Ele falou sobre conceitos existentes, indicadores de performance indústria/campo e aproveitamento de água.

No período da tarde, Edson de Jesus Marsoli, da Proinmec, palestrou sobre as 'técnicas operacionais para tratamento de caldo e fabricação de açúcar'. Marsoli abordou os temas capacitação, conceitos básicos, polieletrólitos e fundamentos da evaporação.

Dourados sedia a regional do Gegis por ser polo de uma região onde estão localizadas 15 grandes usinas em operação. No Estado todo são 22 usinas funcionando atualmente.

Legenda: Gegis reuniu em Dourados gestores e técnicos de usinas para discutir tecnologia e novos métodos de gestão
Crédito: Dênes de Azevedo

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados