Itaipu apoiará centro de qualificação para jovens em Ponta Porã

Representantes políticos, de instituições de ensino, dos empresários, de produtores e do comércio de Mato Grosso do Sul visitaram na última quarta-feira (24) projetos e instalações do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Liderada pelo senador Waldemir Moka (PMDB), a comitiva conheceu as experiências da fundação para criação de centro semelhante de qualificação de jovens em Ponta Porã.

Durante a visita, o grupo conheceu espaços como o Polo Astronômico, Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a sede provisória da Unila e parte dos projetos desenvolvidos nos laboratórios de hidrogênio e biogás. O veículo elétrico, no momento exposto em frente ao Edifício do Saber, também chamou a atenção dos visitantes pela eficiência, pelo cuidado com o ambiente e pelo silêncio do motor.


Após o passeio, houve uma reunião para traçar as estratégias de criação do Parque Tecnológico em Ponta Porã. Estiveram presentes o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek, e o diretor superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo.

"Pensar grande"

Samek afirmou que é uma satisfação da Itaipu colaborar para a construção e implantação de um novo Parque. "O desenvolvimento brasileiro gira em torno da tecnologia. Por isso estamos à disposição para auxiliar na busca de parcerias e no modelo de organização. Pensar grande, começar pequeno e andar rápido é a chave para o processo dar certo", recomendou.

"O tema central para levar o projeto adiante são as pessoas. Antes de qualquer coisa é preciso definir um grupo de trabalho e capacitá-los para isso. O conhecimento é o principal artigo que temos para oferecer a vocês, incluindo a metodologia usada pelo Parque para o desenvolvimento do território", ressaltou Sotuyo.

Moka, que visitou o parque pela segunda vez, afirmou que Foz do Iguaçu é um centro de tecnologia que produz conhecimento. "Estou convencido disso. Por isso temos interesse em capacitar professores e profissionais aqui e conhecer o modelo de atuação do Parque para que possamos repetir essa experiência em nosso Estado", avaliou.

Parceria selada

O deputado Vander Loubet (PT), que também fez parte da comitiva a convite de Moka, destacou a parceria para levar o projeto adiante. "Estamos encantados com o que vimos no parque. É desse conhecimento na área de ciência e tecnologia que precisamos. A experiência de vocês é fundamental para o processo", afirmou.

"Queremos que as pessoas da nossa cidade se apaixonem por esse projeto e que possam ter uma nova visão, como a do parque de Itaipu", completou o prefeito de Ponta Porã, Ludimar Godoy Novais.

Ficou acertada a formação de comissão cujos integrantes vão receber informações sobre Itaipu para encaminhar a criação do Parque Tecnológico em Ponta Porã. O compromisso da futura parceria foi selado com o tradicional plantio de árvore nos gramados do Parque de Itaipu pelo senador Moka.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Parque Tecnológico Itaipu

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados