Moka toma posse como vice-presidente de subcomissão sobre os municípios


O senador Waldemir Moka (PMDB) tomou posse nesta terça-feira (9), no Auditório Petrônio Portela, no Senado, diante de 3 mil prefeitos, como vice-presidente da Subcomissão Permanente de Assuntos Municipais, vinculada à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. A presidente é a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS).
Em seu discurso de posse, Moka voltou a cobrar a destinação de 10% da receita bruta da União para a área de saúde. "É preciso termos em mente que, caso não aprovemos essas mudanças, dificilmente os problemas do setor serão resolvidos", afirmou.

O senador disse que as prefeituras têm recebido novas obrigações, ao mesmo tempo em que as transferências de recursos constitucionais são reduzidas, como as do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
A senadora Ana Amélia garantiu aos prefeitos que a subcomissão irá trabalhar para discutir e votar matérias que atendam às necessidades dos municípios. "Os prefeitos podem acreditar que vamos nos esforçar para que os municípios nos tenham como seus representantes no Senado", Afirmou.
Ao anunciar Ana Amélia e Moka para comandarem a subcomissão, o presidente da CAE, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), disse que os prefeitos ganham dois senadores competentes e guerreiros. "Agora os prefeitos têm nesta Casa representantes de peso para lutar por suas causas", declarou.
Para o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, a instalação da subcomissão representa a chegada dos prefeitos ao parlamento. "Todos sabem que o Senado representa os Estados. Mas agora temos nosso espaço, temos voz. Agora temos quem nos representa", destacou. 

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados