Murilo empossa conselheiros gestores de postos de saúde

O prefeito Murilo empossou na manhã desta quinta-feira os novos 150 membros dos 13 Conselhos Gestores das Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família de Dourados. A posse, acompanhada pela presidente do Conselho Municipal de Saúde Berenice Machado Souza, aconteceu no Plenário José Cerveira, no CAM (Centro Administrativo Municipal).

Estavam presentes o vice-prefeito Odilon Azambuja, o vereador Alan Guedes, o secretário de Saúde Sebastião Nogueira, demais secretários e profissionais de saúde.


Murilo ressaltou a importância da atuação dos novos membros dos conselhos gestores, que vão trabalhar mais diretamente com a população e com o Conselho Municipal de Saúde. "Os membros dos conselhos gestores são o 'braço direito' do Conselho Municipal de Saúde para buscar a melhoria no atendimento de saúde", disse ele.

O prefeito lembra que o município investe atualmente 26% da arrecadação própria na saúde, sendo que a lei determina aplicação de 15% do orçamento. Esses recursos são da chamada "fonte zero", ou seja, dinheiro próprio da prefeitura proveniente da arrecadação de ISS (Imposto Sobre Serviços) e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

"Mesmo assim ainda é pouco, por isso a saúde precisa da participação de todas as esferas do poder. É importante o envolvimento dos nossos deputados estaduais e federais que estão em busca de recursos para construir um hospital regional. Que bom que o governador anunciou que vai construir o hospital regional em Dourados para atender os 34 municípios da região", afirmou o prefeito.

Murilo também informou aos novos membros dos conselhos gestores que o município já cadastrou no governo federal projetos de construção, reforma e ampliação de postos de saúde e falou dos preparativos para colocar em funcionamento a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e a Clínica da Mulher, cuja obra está sendo finalizada. "Parabenizo todos vocês antecipadamente pela atuação nas unidades e vamos trabalhar unidos para que a população tenha melhor saúde de melhor qualidade".

ELEIÇÃO
A eleição dos membros dos conselhos gestores de 13 unidades de saúde aconteceu em 2 de maio deste ano. Essa iniciativa faz parte do controle social da população no SUS (Sistema Único de Saúde).

Os Conselhos Gestores de Saúde têm por finalidade possibilitar a participação da população na busca por melhorias dos serviços prestados nas unidades de saúde.

Cada conselho é composto por quatro pessoas eleitas pela população, duas eleitas pelos trabalhadores da unidade e duas indicadas pela coordenação de cada unidade. Cada conselheiro tem um suplente. O mandato é de dois anos.

Legenda: Prefeito Murilo fala a conselheiros gestores das unidades de saúde de Dourados, empossados nesta quinta-feira
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados