Murilo lança projeto para incentivar produção agroecológica


Em parceria com o Sebrae e Fundação Banco do Brasil, prefeito quer fomentar a produção de hortaliças orgânicas em pequenas áreas rurais

O prefeito Murilo assinou na manhã desta terça-feira em seu gabinete um convênio com o Sebrae e Fundação Banco do Brasil para a implantação do projeto Pais (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), para incentivar a produção de hortaliças orgânicas em pequenas áreas rurais. Trata-se de uma tecnologia social, com hortas em formato circular, que seguem os princípios agroecológicos de produção sustentável.


Murilo explicou que o projeto começa com dez produtores do distrito de Vila Vargas, que se interessaram pelo novo sistema, mas a intenção é expandir e aproveitar todo o potencial do município. Uma dos projetos já visualizados para o futuro dentro dessa área é uma feira só de hortaliças orgânicas e, outro sugerido pelo prefeito, é a destinação de um espaço adequado para esses produtos no projeto da nova Feira Livre.

O grupo de produtores não terá nenhum custo, apenas o trabalho de seguir o que determina o projeto, e participar das capacitações com as orientações necessárias. Eles receberão um kit de ferramentas e materiais para que a horta, que tem um sistema diferente do convencional, seja construída. O espaço de plantação é circular (modelo de mandala), para maior aproveitamento dos recursos naturais.

CONVÊNIO
A assinatura do convênio foi feita pelo prefeito, pelo secretário de Agricultura Familiar Landmark Ferreira Rios, por Vangivaldo Belo da Silva representando os produtores e representantes da Agraer, Embrapa e Banco do Brasil. Pelo Sebrae assinou o diretor técnico em Mato Grosso do sul Tito Manoel Estanqueiro. Os vereadores Alberto Alves dos Santos, o Bebeto, Madson Valente, Silas Zanatta e Marcelo Mourão também estavam presentes, assim como o vice-prefeito Odilon Azambuja.

Tito Estanqueiro informou que o Pais tem mais de cinco mil unidades em funcionamento em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul são 350 unidades. Além de Dourados, outros municípios estão adotando o projeto, uma vez que MS tem carência muito grande de hortifrutigranjeiros, importando pelo menos 80% do que é consumido no Estado.

Madson Valente, da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, e Alberto dos Santos da Comissão de Agricultura, falaram sobre a importância do projeto para os pequenos produtores que não têm tanta opção como os que possuem grandes áreas. Madson falou ainda da sensibilidade do prefeito Murilo em hipotecar total apoio a um projeto agroecólogico.

O prefeito afirmou que sua administração tem como foco a melhoria nas condições de renda das famílias. "Não queremos que as pessoas passem a vida inteira recebendo cesta básica. Nossa luta é para oferecer condições para que elas possam ter o seu próprio recurso, produzir renda para adquirir o seu sustento, seus pertences, da forma que entender necessário", destacou Murilo.

Segundo Murilo, outra ação desenvolvida para melhorar a qualidade de vida da população é a qualificação profissional através do Qualifica Dourados e projetos desenvolvidos nos bairros. "A prefeitura tem criado condições para voos mais altos, com a regularização de produtores, feirantes e diversas outras atividades, chamando essas pessoas para a formalidade com a criação de empresas e a possibilidade maior de crescimento do seu negócio".

Murilo encerrou dizendo que Dourados deve receber ainda neste ano mais de cem milhões de reais em investimentos o que considera um grande volume de obras para uma cidade com 200 mil habitantes. Ele explicou que o município vai viver em 2014 um momento ainda melhor.  "Eu quero que vocês se integrem a esse projeto, produzindo, ganhando dinheiro e participando ativamente do desenvolvimento de Dourados", afirmou aos produtores. 

Legenda: Prefeito Murilo durante lançamento de projeto que incentiva produção de hortaliças orgânicas
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados