Murilo quer ônibus com chip e ar condicionado para o transporte público em 2014

Entre as exigências que serão feitas na nova concorrência pública do transporte coletivo de Dourados está a instalação de chip nos ônibus para permitir ao passageiro baixar um aplicativo no smartphone ou tablet e dessa forma acompanhar o itinerário. "Sim isso é possível e já existe em alguns municípios e vamos exigir para Dourados também, porque nossa população merece o que há de melhor", afirmou o prefeito Murilo em entrevista à rádio Grande FM neste sábado.

Segundo o prefeito, a nova licitação será feita pela prefeitura com base no novo modelo que está sendo elaborado. Outras exigências serão ônibus 0 km com ar condicionado.


"As outras administrações apenas renovaram o contrato da atual concessionária, mas nós decidimos congelar a tarifa há quase dois anos e estamos buscando um novo modelo de transporte público para a cidade. Contratamos uma empresa especializada que está levantando todas as demandas, todas as linhas onde os ônibus vão passar, a frequência dos ônibus", afirmou Murilo.

Segundo o prefeito, quando o novo modelo estiver pronto a prefeitura vai abrir concorrência. "A empresa de ônibus que vencer essa licitação precisa ter a garantia de um contrato assinado para poder financiar os ônibus. O BNDES possui uma linha de financiamento própria para ônibus, mas só financia se a empresa tiver um contrato que dê cobertura".

NA FRENTE
Murilo disse que Dourados saiu na frente na discussão de temas que só agora entraram na pauta nacional, como o transporte urbano e mobilidade urbana. "Ainda em 2011 protocolamos R$ 50 milhões no Ministério das Cidades para mobilidade urbana. Como a pauta nacional é essa, hoje eu vejo vários prefeitos discutindo essa questão, mas nós saímos na frente e o dinheiro já está lá na Caixa, os projetos já estão prontos. Vamos ter um valor dentro desse montante para reforma de pontos de ônibus e asfalto das linhas de ônibus. A cidade terá mais dois terminais de ônibus".

PROTESTOS
O prefeito Murilo falou ainda dos protestos nacionais de estudantes que reivindicam o passe livre, movimento que também chegou a Dourados, onde a prefeitura acabou com a gratuidade para os universitários há quase uma década. "Dourados não poderia ser diferente, uma cidade com mais de 200 mil habitantes e 22 mil universitários. Fico feliz que eles tenham decidido participar da vida da cidade".

Murilo reforçou na entrevista o convite feito aos universitários durante audiência no gabinete e em reunião com o movimento na Câmara de Vereadores, no dia 21 de junho, para que participem das discussões sobre o novo modelo de transporte público e ocupem uma vaga no Conselho de Transporte Urbano da cidade. "É importante que eles participem para saber como funciona a máquina pública. Estamos construindo um modelo de transporte e convidamos os universitários a participarem dessa construção".

O prefeito disse que nesta semana recebeu ofício dos manifestantes pedindo transporte urbano gratuito para todos os douradenses e municipalização do transporte coletivo. "Eu também sou a favor. Convido os estudantes a participarem da comissão que está discutindo o modelo de transporte e vamos colocar essas reivindicações na pauta. Se dermos conta de montar uma empresa pública e essa empresa rodar a cidade toda levando as pessoas de um lado para o outro gratuitamente, seremos um modelo para o mundo. Vamos colocar na pauta. Eu não sou contra nada e não tenho dificuldade de conversar com nenhum segmento. Não quero ser a favor nem contra a ideia do passe livre. Vamos conversar, ouvir quem tem essas ideias e saber deles qual a solução para essa ideia. Saber onde tem esse sistema, como funciona, quem paga, de onde vem o recurso. Não tenho dificuldade nenhuma de conversar sempre".

Legenda: Murilo defendeu conversa com estudantes sobre o passe livre e disse que Dourados terá um novo modelo de transporte em 2014
Crédito: A. Frota

--
Prefeitura de Dourados
Assessoria de Comunicação Social
(67) 3411-7297/3411-7626
assecom@dourados.ms.gov.br
www.dourados.ms.gov.br

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados