Picanha na Pedra à Moda vence Festival Gastronômico Sabores de Dourados


Peixe do Restaurante Villas e Matula Pantaneira do Quiosque Chopp Brahma foram os outros pratos escolhidos

O prato Picanha na Pedra à Moda, da Cantina Mato Grosso, foi o grande vencedor do Festival Gastronômico Sabores de Dourados 2013. A premiação aconteceu na noite desta segunda-feira, no Senac, com a presença de donos de restaurantes, parceiros do festival e jornalistas.

O prato Peixe Villas do Restaurante Villas ficou em segundo lugar e o prato Matula Pantaneira, do Quiosque Chopp Brahma, ficou em terceiro. A escolha foi feita por um júri técnico, formado por três chefes de cozinha do Senac e por votação popular.


"O propósito desse festival não é a premiação. A proposta principal do prefeito Murilo é fomentar a gastronomia, o turismo, gerar negócios para os empresários e ainda opções de lazer para a população de Dourados. Então, todos são vencedores", afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável Neire Colman.

Pelas estimativas da secretaria, o festival gerou faturamento para os empresários de R$ 130 mil. Neire anunciou que a prefeitura já começou a discutir com os donos de bares de Dourados mais um festival, provavelmente para janeiro, com o tema "comida de boteco".

O empresário Idivaldo Barreto Nascimento, um dos donos da Cantina Mato Grosso, agradeceu à prefeitura pelo festival e disse que ficou muito contente com a premiação e os resultados. O restaurante de Campo Grande instalou sua unidade em Dourados há um ano e seis meses, sendo administrado pelos filhos do empresário, Lutiele e Eduardo.

VIAGEM
O ganhador da viagem para Maceió é Pedro Luiz A. P. de Oliveira, morador em Campinas (SP). "É interessante que o ganhador da viagem foi um turista; isso deixa claro que o festival atendeu de fato os dois segmentos a que se propõe, o turismo e a gastronomia", afirmou a turismóloga Rejane Sinaila Delvalle, que coordenou o festival. Pedro poderá levar um acompanhante na viagem à capital alagoana.

O empresário Geovani Alex Grasman, dono da Yantur, agência parceira do evento que ofereceu a viagem, destacou a iniciativa da prefeitura de promover o festival, como fomento ao turismo em Dourados. "Lugar turístico não é só onde existem atrativos naturais, mas onde tem eventos também", afirmou. "A gente foi parceiro e participou por acreditar no futuro deste festival".
 
Outro parceiro do festival foi o Senac, que ofereceu o jantar de entrega dos prêmios e o corpo de jurados. "Participar deste festival faz parte da estratégia do Senac, de investir pesado em hotelaria e gastronomia em Dourados. Reativamos a nossa cozinha que hoje conta com dois chefes e vamos abrir o curso de cozinheiro", anunciou o diretor Carlos Henrique da Silva.

Ele avalia que o segmento gastronômico deve crescer muito nos próximos anos em Dourados. "As pessoas estão em busca de uma nova experiência em Dourados; estão buscando pratos não para se encher, mas para experimentar novos sabores", explica. O jantar foi preparado por alunos de gastronomia do Senac, com supervisão da chefe Caroline Marchioretto.

FESTIVAL
O Festival Gastronômico aconteceu de 14 de junho a 14 de julho nos 15 restaurantes participantes. Os empresários destacam a importância do festival e afirmam que melhorou bastante a movimentação em seus estabelecimentos no período.

A qualidade dos pratos concorrentes chamou a atenção do júri e da comissão de apuração. Para se ter uma ideia, a diferença de notas do primeiro para o segundo colocado foi de 0,40 ponto, do segundo para o terceiro foi de 1,20 ponto e do terceiro para o quarto 0,10 ponto. Os donos de restaurantes receberam certificados de participação.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados