Profissionais de salão de beleza são capacitadas para prevenir hepatites


Profissionais de salão de beleza participaram nesta segunda-feira de um seminário sobre prevenção de hepatites virais, promovido pela Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Saúde. A atividade faz parte das ações da campanha "Fique Sabendo" e alusiva ao Dia Mundial de Combate às Hepatites que ocorreu no domingo.

O evento foi no plenário José Cerveira, no CAM (Centro Administrativo Municipal), com palestras ministradas por profissionais da secretaria e convidados. "Muita coisa que eu não sabia sobre as doenças aprendi aqui e as palestras reforçaram a importância de algumas práticas que já adotamos no dia-a-dia, como esterilizar o alicate e descartar o palito depois de fazer a unha da cliente", afirmou a manicure Linda Genes Cáceres Nunes, 25.

 
De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Eduardo Arteiro Marcondes, esta é uma das atividades realizadas pela prefeitura com foco na prevenção. "É uma orientação do prefeito Murilo desenvolver ações focadas em enfrentar as doenças através da prevenção, levando conhecimento técnico aos trabalhadores", disse.

A Hepatite B, por exemplo, pode ser transmitida através do compartilhamento de alicates, palitos e até do esmalte. Entre as orientações de biossegurança repassadas aos profissionais no seminário está a de esterilização dos itens e incentivo aos clientes levarem seus próprios utensílios.

Em Dourados já foram registrados 26 novos casos de Hepatites Virais este ano. Ao todo, 1.200 pessoas fazem acompanhamento pelo Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, sendo destes 800 com Hepatite B e 400 com Hepatite C.

Durante o seminário os participantes puderam fazer o teste rápido para saber se tem soropositividade para o vírus da Hepatite. Também foram disponibilizadas doses de vacina contra Hepatite B aos participantes que não eram vacinados.

FIQUE SABENDO
A mobilização "Fique Sabendo", na qual está incluso o seminário, terá a próxima ação na quinta-feira e no dia 8 de agosto, quando os agentes do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais estarão em agências bancárias das 07h30 às 10h. No dia 6 de agosto a campanha vai até a Taurus Distribuidora de Petróleo, das 08h às 13h.

Os agentes percorrem estes locais com orientações sobre as doenças e realizam testes rápidos de Aids e Hepatites, cujo resultado sai em 20 minutos. O objetivo da campanha é ampliar o diagnóstico precoce de Aids e das Hepatites Virais A, B e C; e acolher aqueles que precisam de acompanhamento.

Legenda: Testes rápidos de Aids e Hepatites foram realizados nos participantes durante o seminário
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados