Vazamento na rede de esgoto no bairro Tiradentes incomoda moradores e atrapalha o trânsito


Na sessão itinerante da Câmara de Vereadores realizada ontem no bairro Tiradentes, os moradores denunciaram a contínua emissão de dejetos na rua por conta de vazamento na rede de esgoto. Hoje, 4, o fato pôde ser constatado na Avenida José Nogueira Vieira, esquina com a Avenida Oceania (em frente ao Asilo São João Bosco). Toda a quadra na José Nogueira, entre as ruas San Marti e Diva Ferreira está alagada com a água que não para de aflorar do esgoto, exalando mau-cheiro. Os usuários do transporte coletivo que esperam ônibus no ponto situado nesta quadra estão sujeitos a tomar banho da água de esgoto (alguns já tomaram) devido à velocidade com que os carros passam. A avenida José Nogueira é uma das mais movimentadas da região.

De acordo com moradores e comerciantes do entorno, o fato está acontecendo de forma contínua e mesmo após inúmeras reclamações nada foi feito pela empresa responsável pela rede de esgoto (Águas de Campo Grande) nem pela prefeitura. A emissão do esgoto na rua estaria fluindo para a lagoa Itatiaia, que fica apenas duas quadras onde está ocorrendo o vazamento.
Os moradores apontam para duas causas possíveis, mas pedem investigação pelos órgãos competentes. Para alguns uns, haveria ligação clandestina de esgoto na rede de água pluvial, enquanto outros apontam que a rede de coleta é insuficiente para a região e mal dimensionada, com problema de planejamento e engenharia, ocorrendo o vazamento. Os moradores reclamam da "fendentina" que é acentuada nos dias de sol quente ou de chuva por conta dos dejetos que ficam a céu aberto gerando problema de saúde pública.
Ainda ontem o vereador Zeca do PT já tinha alertado para o problema através do site da Câmara e após a constatação do fato vai cobrar medidas da Semadur (Secretaria de Meio Ambiente do município) e do Ministério Público.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados