Vigilância sanitária apreende 4,5 toneladas de produtos

A intensificação das ações educativas e de fiscalização realizadas pela Prefeitura de Dourados através da Vigilância Sanitária já estão surtindo efeito positivo na cidade. O resultado é a redução de pelo menos 35% no volume apreendido de produtos irregulares ou que poderiam conter riscos sanitários.

De acordo com a Secretaria de Saúde, no ano passado, foram 4,5 toneladas de produtos apreendidos no primeiro semestre, enquanto em 2013 foram 2,9 toneladas. "São produtos de origem animal, medicamentos, alimentos fora da validade, sem registro ou vencidos", explicou o coordenador do Núcleo de Vigilância Sanitária Vili Schulz.


A diminuição é resultado da estratégia adotada pela prefeitura de ampliar as ações educativas, tanto em escolas quanto em empresas. "Somente neste ano tivemos reuniões com vários segmentos, como diretores de hospitais, donos de restaurantes e fabricantes de gelo", afirmou o coordenador.

De acordo com o secretário de Saúde Sebastião Nogueira, por determinação do prefeito Murilo há um intenso trabalho de regularização dos estabelecimentos. "A intenção da prefeitura não é de autuar, mas conscientizar as empresas para que trabalhem de forma regular e com respeito às normas sanitárias", afirma Nogueira. Foram emitidos neste ano 514 alvarás sanitários contra 493 no ano passado e 488 em 2011.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados