Ação da Prefeitura de Dourados facilita identificação e cura de doenças

O acompanhamento intenso dos pacientes desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Dourados através dos agentes de Saúde da Família tem resultado em maior identificação de novos casos e estímulo à persistência dos doentes no tratamento de tuberculose e hanseníase. O efeito é um aumento no índice de cura destas doenças, principal estratégia de vigilância para prevenção, adotada na administração do prefeito Murilo.



"É importantíssimo o trabalho desenvolvido nas unidades básicas de saúde. Os agentes têm assumido esse acompanhamento do tratamento dos pacientes de tuberculose e hanseníase, que são tratamentos longos. Se não tiver esse apoio, muitos acabam deixando de tratar", afirmou Célia Valeria Mota, coordenadora do CRTH (Centro de Referencia para Tuberculose e Hanseníase) da Prefeitura de Dourados.




Para estruturação deste trabalho, o centro realiza capacitações e mantém contato direto com as unidades básicas de saúde. Além disso, faz ações para conscientizar a população sobre os sintomas mais comuns e como prevenir as doenças. No CRTH ainda há médicos especialistas e laboratórios voltados ao diagnóstico e tratamento de tuberculose e hanseníase.

 

Aumentar os índices de cura é o principal objetivo do trabalho desenvolvido pela prefeitura, através do CRTH. Devido às características de transmissão dessas doenças, quanto maior o percentual de indivíduos curados, menor é a transmissibilidade. Dessa forma, a cura dos doentes, aliada à maior informação da população, é a melhor estratégia de prevenção e promoção desses agravos.

Em Dourados, o percentual de cura da tuberculose em 2012 foi de 85% e no primeiro semestre de 2013 subiu para 94,74%. Já em relação à hanseníase, o crescimento foi de 94% para 95% no mesmo período. Neste ano foram coletados 1.118 exames para diagnóstico de tuberculose, sendo que 38 foram positivos. Já de hanseníase foram 74 coletas e em 19 foi constatada a doença.



Legenda: Centro de Referencia para Tuberculose e Hanseníase da prefeitura faz diagnóstico e atendimento médico especializado

Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados