Agetran faz blitz para orientar motoristas de caminhões

A Prefeitura de Dourados através da Agetran (Agência de Transporte e Trânsito) intensificou nesta semana as ações para evitar que condutores de caminhões e carretas trafeguem no perímetro urbano nos horários previstos no decreto publicado em novembro de 2011. O objetivo é evitar acidentes, melhorar o fluxo de veículos e preservar a pavimentação.



Na segunda-feira, as blitze educativas aconteceram no período da tarde na Avenida Guaicurus saída para o aeroporto, Presidente Vargas saída para Itaporã e Coronel Ponciano.




De acordo com o diretor-presidente da Agetran, Walter Hora, muitos motoristas não estão respeitando o decreto municipal que disciplina esse tipo de tráfego na cidade. "Por isso estamos fazendo essas ações, entregando material educativo, explicando as regras e como o motorista deve proceder, quais vias podem circular e os horários", afirmou.



Caso o motorista insista em trafegar irregularmente, será multado. A infração é considerada média. A multa é de R$ 85,30, e o motorista acumula quatro pontos no prontuário da CNH. "Por enquanto estamos alertando, mas o motorista está sujeito à multa caso não respeite as normas", alertou.



DECRETO

O decreto delimita perímetros, estipulando tipo de veículo e horário para tráfego, carga e descarga.

O "perímetro A" fica no quadrilátero Melvin Jones/Aquidauana e Weimar Torres/Joaquim Teixeira Alves. O "perímetro B" se estende da Coronel Ponciano até a Eulália Pires e da Monte Alegre até a Rua Cuiabá. O "perímetro C" compreende todas as vias que não estão incluídas neste quadrilátero. Estão excluídos desses limites os veículos do Corpo de Bombeiros, de oxigênio, guinchos, autofossa e de combustíveis.



O decreto cita ainda outros detalhes que devem ser observados pelos caminhoneiros, como tolerância de 30 minutos após o término dos horários estabelecidos aos veículos que já se encontrarem em operação de descarga; a proibição de estacionamento em pistas de rolamentos ou, nos demais locais proibidos pela regulamentação.



Além disso, o veículo deverá estacionar no mesmo sentido do fluxo de regulamentação da via, junto à guia do meio-fio, quando esta existir. No período noturno deverá estar com o sistema de pisca alerta ligado e é vedado, fora do período de manuseio, a descarga de mercadorias no passeio público, bem como na pista de rolamento.



Todos os critérios de circulação estão no Diário Oficial do Município, decreto publicado em 29 de novembro de 2011, disponíveis no site oficial da prefeitura de Dourados - www.dourados.ms.gov.br. Mais informações podem ser obtidas na Agetran através do telefone (67) 3428-2776.



Legenda: Agentes de trânsito abordam condutores de carretas e caminhões para orientar sobre restrições no perímetro urbano

Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados