“Agora minha casa está mais valorizada”, diz moradora que recebeu escritura

"Com a rua asfaltada e a escritura na minha mão, sinto que agora minha casa tem mais valor", afirmou a aposentada Maria das Virgens Martins, 77, que mora no mesmo lar há 24 anos na Vila Cachoeirinha. Ela é um dos 108 douradenses que receberam as escrituras de imóveis entregues nesta sexta-feira pelo prefeito Murilo no Plenário José Cerveira, no CAM (Centro Administrativo Municipal).

O serigrafista Jeferson Ribeiro Mendes, 27, e a esposa Denise de Almeida, 25, moram no mesmo bairro e receberam a casa em doação pela mãe dela, que a adquiriu através de um loteamento social. "Agora nós não temos preocupação com o nosso presente e com o futuro da nossa filha", disse ele que tem uma filha de um ano e seis meses.


A maior parte dos que receberam a escritura são pessoas que têm casas através de programas habitacionais e mesmo quitando o imóvel, permaneceram apenas com o termo de cessão de uso. Para que houvesse a regularização destes imóveis, a prefeitura implantou um programa de regularização fundiária, com isenção de taxas municipais e do ITCD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) por parte do governo do Estado.

A iniciativa do prefeito Murilo reduz em até 80% o valor para escriturar o imóvel, colaborando para que famílias com menor poder aquisitivo possam conseguir o documento. "Eu agradeço muito o prefeito Murilo por essa iniciativa porque se não fossem essas isenções feitas pela prefeitura, eu jamais iria ter dinheiro para regularizar a minha casa. Agora me sinto muito mais seguro, morando no que é comprovadamente meu", afirmou o bombeiro civil Renato da Silva Dalbério, 30, morador da Vila São Brás.

As escrituras entregues na sexta-feira foram para moradores dos Canaãs, Vila Cachoeirinha, Vila São Brás, Estrela Poravi e Estrela Verá. Mas, o programa é para regularizar lotes também em outros bairros da cidade.

Desde que a emissão das escrituras com isenção começou,em 2012, já foram beneficiadas cerca de 600 famílias. Ao todo, a meta do prefeito é regularizar a situação de pelo menos 4.700 imóveis.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados