Ato na Praça Antonio João lembra sete anos da Lei Maria da Penha


Um ato realizado nesta quarta-feira na Praça Antônio João lembrou os sete anos de sanção da Lei Maria da Penha (nº 11.340). A ação conscientizou sobre a importância de a vítima denunciar o agressor e quais são as medidas protetivas disponíveis para resguardá-la.



Para a atividade, foi levada ao centro da cidade uma mulher vestida de noiva com maquiagem que dava impressão de que tivesse apanhado. "É para alertar que os principais agressores ainda são os maridos", afirmou a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Assistência Social Bárbara Nicodemos.



Além disso, foi entregue material informativo a quem passava pelo local, com respostas para as perguntas mais frequentes sobre a aplicação da lei e esclarecimentos sobre as medidas protetivas existentes. "Dourados hoje está bem estruturada, tem todos os equipamentos que a lei exige", lembrou a coordenadora.




A ação foi organizada pela coordenadoria e o Centro de Referência em Atendimento à Mulher – Viva Mulher. Este órgão mantido pela prefeitura é uma das instituições de proteção às vítimas. "Hoje existem vários mecanismos para a mulher denunciar e onde ela procurar ajuda; a vítima não fica desamparada", afirmou a secretária de Assistência Social Ledi Ferla.



O Viva Mulher oferece auxílio psicológico, social e jurídico e encaminha a vítima à Casa Abrigo quando há necessidade. Qualquer mulher pode procurar o órgão, independente de ter feito o Boletim de Ocorrência.

Passam pelo programa entre 30 e 40 mulheres por mês. O Viva Mulher fica na Vila Mari, na Rua Iran Pereira de Matos, nº 1.520. O telefone para mais informações é o 3424-5268.



Legendas

Mulher vestida de noiva simboliza que o marido ainda é o principal agressor quando se trata de violência doméstica

Ato levou à praça a conscientização sobre a importância de a mulher denunciar o agressor

Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados