Dourados inicia capacitação para o Programa Crack, é Possível Vencer


Começou segunda-feira em Dourados a capacitação de 25 guardas municipais e 15 policiais militares do 3º Batalhão da Polícia Militar, na primeira etapa do curso de segurança comunitária. O curso faz parte do programa federal Crack, é Possível Vencer, que Dourados aderiu no dia 7 deste mês.



O projeto cadastrado no Ministério da Justiça através da Guarda Municipal foi elaborado por determinação do prefeito Murilo, tendo como meta ampliar os serviços de atendimento a pessoas dependentes de drogas.




São 160 horas de curso, realizado no auditório da Guarda Municipal e ministrado por instrutores credenciados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado.



De acordo com o comandante da Guarda Municipal, João Vicente Chencarek, os primeiros 15 dias de curso abordam o projeto com a filosofia da Polícia Comunitária, que seria a polícia de proximidade, não só repressiva. "Esta é a primeira etapa do curso. Os outros 15 dias serão voltados para a parte mais técnica, como o monitoramento e manuseio dos equipamentos", explicou.

 

Com a adesão ao programa, Dourados receberá até maio de 2014 um microônibus que servirá como base móvel para monitoramento, 20 câmeras de vídeo também para monitoramento, duas viaturas sedan, duas motocicletas, seis capacetes, 50 armas de condutividade elétrica e 150 spray de pimenta.





De acordo com Chencarek, a expectativa é que o governo federal entregue os equipamentos e veículos até dezembro, embora o prazo seja até maio de 2014, para que o projeto comece efetivamente nas ruas.



O programa também dará suporte aos Caps (Centro de Atenção Psicossocial) que prestam atendimento a dependentes de álcool e drogas, bem como na área de Assistência Social.



A adesão ao programa foi oficializada no Palácio da Justiça em Brasília. Crack, é Possível Vencer, é um dos maiores programas de enfrentamento às drogas do governo federal, que envolve vários ministérios e oferece suporte aos municípios para que sejam desenvolvidas ações, principalmente de prevenção.



Legenda: Guardas municipais e policiais militares durante curso do programa Crack, é Possível Vencer, iniciado segunda-feira

Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados