Dourados participa da Conferência Nacional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente

Acontece nesta terça-feira no Caic (Escola Municipal Neil Fioravante), em Dourados, a fase preparatória para a 4ª Cnijma (Conferência Nacional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente), que será realizada em Brasília (DF), em novembro.



Nesta conferência municipal que segue até às 17h com a participação de pelo menos 800 alunos do 1º ao 9º ano, serão escolhidos os delegados para a etapa estadual, que acontece em outubro, em Campo Grande.



O tema debatido é "Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis".  O Caic foi a escola da Rede Municipal de Ensino a se inscrever para a conferência.




De acordo com Pablo André Crespan, da Secretaria de Educação de Dourados, os alunos estão debatendo propostas sobre o meio ambiente e depois vão inscrever o projeto no portal do MEC (Ministério da Educação).



As propostas e projetos discutidos na conferência municipal também serão levados para as conferências estadual e nacional. "O objetivo da conferência é o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora", destacou Pablo.



A Conferência Nacional trabalha a temática "Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis" a partir dos projetos de ação selecionados na etapa estadual, utilizando metodologias participativas e processos de educomunicação.



Os temas discutidos serão incluídos em um processo pedagógico que traz a dimensão política da questão ambiental para os debates realizados nas escolas e comunidades, na construção coletiva de conhecimento e no empenho nas resoluções de problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo dos adolescentes e jovens.



Legenda: Alunos da escola do Caic durante etapa local da Conferência Nacional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente

Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados