Dourados prepara novo perfil socioeconômico


Coleta de dados feita em parceria entre varias instituições é importante para estudos e planejamento público e privado



O novo Perfil Socioeconômico de Dourados, versão 2012/2013 (PSED/2013), está sendo elaborado e deverá ser entregue até o final de outubro. Os estudos já estão em andamento, mas o termo oficial de parceria entre as instituições que o elaboram foi assinado na noite de segunda-feira, na sede do Sindicom (Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados), que coordena as ações.




A Prefeitura de Dourados é parceria do trabalho, assim como o IPF (Instituto Pesquisa Fecomércio de Mato Grosso do Sul), a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), a Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados), Anhanguera/Uniderp, Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Embrapa Agropecuária Oeste e Sebrae/MS.



A secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável Neire Colman, que assinou o termo de parceria, lembra que o perfil é um instrumento de consulta muito importante para planejamento público e privado, facilitando análises das empresas que estudam investimento em Dourados. "O prefeito Murilo tem trabalhado forte para promover a geração de emprego e melhoria da renda da população e para isso buscamos sempre novos investimentos privados".



Cada parceiro disponibilizará dados para a construção do PSED/2013. A prefeitura, além de fornecer dados e promover a articulação, ficou responsável pela formatação, criação, diagramação e editoração do material, que será disponibilizado em DVD. O Instituto Fecomércio disponibilizará um técnico (economista) para coordenar a construção.



A UFGD, Uems, Unigran e Anhanguera indicam um professor cada uma para fazer parte da equipe técnica. As universidades também disponibilizam acadêmicos para auxiliar a equipe técnica. A Embrapa e o Sebrae, além de fornecer dados, disponibilizam representantes para servir de intermediários na articulação das informações.



O gestor técnico será o professor mestre Enrique Duarte Romero, com apoio da professora doutora Jaqueline Severino Costa, ambos da UFGD.



Legenda: Representantes das instituições parceiras que estão construindo o Perfil Socioeconômico de Dourados assinaram termo de parceria na segunda-feira

Crédito: Divulgação

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados