Dourados sedia feira de agricultura familiar em novembro


Evento reunirá produtores rurais, fornecedores, técnicos e especialistas de 12 municípios da região da Grande Dourados



A cidade de Dourados sedia nos dias 22 e 23 de novembro a "I Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária", que reunirá especialistas, produtores e técnicos de toda a região.



Promovido pela Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária, no pavilhão de eventos Dom Teodardo Leitz, a feira mais um grande evento realizado em Dourados para a discussão e promoção de tecnologia.




De acordo com o secretário de Agricultura Familiar e Economia Solidária Landmark Ferreira Rios, o evento será dividido em três espaços: "capacitação" com cinco salas; "apresentação dos produtos" com 50 estandes para produtores e fornecedores e o do "giro tecnológico e troca solidária", voltado para a discussão de tecnologia e troca de experiências.



Fazem parte do Território da Cidadania da Grande Dourados os municípios de Caarapó, Douradina, Fátima do Sul, Itaporã, Jateí, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Vicentina, Juti, Deodápolis, Glória de Dourados e Dourados.



Serão beneficiados com o evento os pequenos produtores rurais da reforma agrária que vivem em assentamentos, quilombolas, aldeias indígenas e demais agricultores familiares. "Com essa feira queremos fomentar o setor da agricultura familiar e da economia solidária e tirá-lo da estagnação", afirma Landmark.



A proposta, segundo ele, é juntar os parceiros que trabalham com a agricultura familiar e que possuem os mesmos objetivos. "É uma feira que nasce da necessidade de fomentar o setor e atende a proposta do prefeito Murilo, de incentivar a produção e o crescimento da economia, gerando renda e emprego para todos".



O secretário lembra ainda que o foco do evento é a sustentabilidade. Isso acontecerá com a sinergia entre produtores, fornecedores, governo e entidades parceiras. "Vamos trabalhar desde a produção até a comercialização, incluindo a assistência técnica. Vamos disponibilizar tecnologias que despontam no mercado para que o pequeno produtor também possa ter acesso a elas, melhorando a sua vida", acrescenta Landmark.



Os parceiros da prefeitura no evento são a Embrapa Agropecuária Oeste, governo do Estado, Sistema Fiems, Sistema Famasul/Senar, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ciems, Faems, Agraer, Colegiados Territoriais de MS, Conab, Sindicato Rural de Dourados, Apoms, Incra, UFGD, Uems, Sebrae, Ministério do Desenvolvimento Agrário e prefeituras das cidades que formam o território.



Legenda: Agricultura familiar será tema de feira regional em Dourados, em novembro

Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados