Imam alerta sobre queimadas em Dourados

A Prefeitura de Dourados através do Imam (Instituto Municipal de Meio Ambiente) alerta à população tanto da área urbana quanto rural sobre os riscos das queimadas neste período do ano. De acordo com o Imam, o alerta é feito por conta da estiagem e também por causa das fortes geadas que atingiram o município, deixando a vegetação muito seca e com isso propensa a provocar incêndios de grandes proporções, causando prejuízos à população e ao meio ambiente.




O diretor-presidente do Imam Rogério Yuri Farias Kintchev solicita à população que evite atear fogo até mesmo em pequenos volumes, pois uma simples fagulha pode desencadear um grande incêndio. Ele alerta que provocar incêndio pode levar a punições previstas na Lei Municipal n° 055/2002, sendo que a multa varia de 55 reais a R$ 55 mil, dependendo do estrago provocado, além de medidas administrativas se o autor for identificado.



PROIBIÇÃO

O Imam e Ibama publicaram terça-feira (13) uma resolução conjunta proibindo a queima controlada em Mato Grosso do Sul até dia 30 de setembro. Em áreas do Bioma do Pantanal, o período de proibição fica estendido até 30 de outubro. A resolução foi publicada pela Semac (Secretaria de Estado do Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia) e pela Superintendência do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).



A resolução conjunta n° 01, de 7 de agosto de 2013, permite a queimada controlada em casos excepcionais, sendo que a autorização para os casos previstos deverá estabelecer os horários em que a queima poderá ser realizada. Durante o período de proibição ficam suspensas as concessões de autorização para queima controlada constante dos processos já protocolados no Imasul e a realização da queima controlada que, mesmo já autorizada, ainda não tenha sido executada.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados