Marcelino Pires terá “Boulevard” para o Dia dos Pais

Empresários de Dourados vão realizar na próxima semana uma ação piloto que deverá ser ampliada para vários locais da área comercial. A iniciativa dos lojistas ganhou o apoio da Prefeitura e encaixou no projeto de apoio ao desenvolvimento comercial.

A ação chama-se "Boulevard Marcelino Pires" e acontecerá no trecho da avenida Marcelino Pires, que fica entre as ruas Nelson de Araújo e Hayel Bom Faker. Será realizada na véspera do Dia dos Pais, na sexta-feira, dia 9, das 16h às 19h, e no sábado, dia 10, das 12h às 19h.


O diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Edevaldo Sétimo Carollo, explica que duas das quatro faixas de cada lado da avenida serão fechadas e receberão mesas com cadeiras e outros tipos de estrutura para que as pessoas possam frequentar durante a ação.

Haverá um palco montado, onde acontecerão várias atrações, entre elas shows musicais. Os lojistas também terão atividades próprias em cada loja com a finalidade de atrair os clientes, entre elas promoções.

A proposta do grupo de empresários que coordena a ação é expandir o "Boulevard Marcelino Pires" para mais uma quadra, na ação seguinte, ficando entre a Hayel Bon Faker e a João Candido Câmara. Mas para isto é necessária a adesão de todos os lojistas do setor.

Durante o evento, a Agetran (Agência de Trânsito) fechará e monitorará o fechamento parcial da avenida. Apenas duas faixas de cada lado ficarão livres para a passagem dos veículos. As outras duas de cada lado serão destinadas à movimentação dos pedestres.

Edevaldo explica que a idéia dos lojistas se encaixa perfeitamente na proposta do prefeito Murilo de realizar ações para movimentar o comércio local. Há um projeto em estudo que prevê, segundo Edevaldo, readequação de estacionamentos e bancas e, padronização de calçadas, ajardinamento, instalação de bancos fixos e, inclusive, colocação de toldos padronizados sobre as calçadas para que as pessoas possam se deslocar na sombra.

"Mas tudo isso será discutido com os empresários; a decisão de modernizar a região onde estão instalados tem de passar por eles", lembra Edevaldo. "É um projeto muito amplo que demanda muitos recursos, inclusive com a participação do empresário beneficiado", acrescenta. As atrações da ação de sexta e sábado próximos já serão pagas pelos lojistas.

Boulevard (francês, do neerlandês bolwerk/bolwark, com a mesma etimologia de baluarte), é um termo que designa um tipo de via de trânsito, geralmente larga, com muitas pistas divididas nos dois sentidos, geralmente projetado com alguma preocupação paisagística. O termo foi inicialmente introduzido na língua francesa em 1435 como boloard, e desde então foi alterado para boulevard.





Foto: A. Frota



Legenda: Trecho da avenida Marcelino Pires, entre as ruas Hayel Bon Faker e João Candido Câmara, será fechado parcialmente e transformado num "boulevard"

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados