Mário Valério e deputado Biffi inauguram escola indígena em Caarapó

O prefeito Mário Valério (PR), em companhia do deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT), inaugurou no último dia 23 a Escola Municipal Indígena Ñandejara – Extensão  Lóide Bonfim de Andrade, na reserva indígena Te'ýikue, em Caarapó. O evento foi prestigiado por um grande número de lideranças indígenas, políticas e comunitárias, além de secretários municipais e vereadores.
A obra é um espaço de 854 m² de área construída e foi concebida para abrigar aproximadamente 500 alunos nas séries iniciais do 1º ao 5º ano do ensino fundamental nos períodos matutino e vespertino. São seis salas de aula, construídas de acordo com o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), contendo bloco administrativo, área de serviços, espaço pedagógico, pátio central, área de circulação e passarelas de ligação entre os blocos.
Prestigiaram também a solenidade de inauguração as seguintes autoridades: a vice-prefeita Marinalva de Souza Farias da Costa (DEM), o presidente da Câmara de Vereadores,  Manoel Batista de Souza (DEM), a secretária de Educação e Esportes, Zoraide Cáceres Rojas Vieira, o diretor da escola, Lídio Cavanha Ramires,  o  cacique  da Reserva Indígena Te'ýikue, Leonardo de Souza, além dos vereadores Dário Ramires (PR) e Manoelito Félix de Oliveira (PMDB), o Bagaceira.

De acordo com o diretor Lídio Cavanha Ramires, a construção é o fruto de um trabalho feito através de várias pessoas que pensaram no bem-estar da comunidade indígena. "Estamos alegres por ver nossos filhos estudarem num lugar espaçoso e confortável. Só temos é que agradecer por esse grande benefício", disse.
A secretária de Educação e Esportes, Zoraide Cáceres Rojas Vieira, agradeceu ao deputado Biffi e ao prefeito Mário Valério por entenderem a missão da educação e trazer através de ações como da extensão da Escola Lóide Bonfim para o município. "Esse momento que estamos vivenciando é um marco para o engrandecimento em especial da educação na reserva indígena Te'ýikue. Essa instituição de ensino representa a realização dos anseios de alunos, pais, profissionais de educação que fazem parte dessa unidade escolar, que buscaram ao longo de muito tempo, um espaço melhor, de referência para a aprendizagem. O sentimento nesse dia tão especial é de alegria e realização, por estarmos juntos recebendo uma unidade escolar, com equipamentos confortáveis que irão certamente influenciar positivamente na qualidade na prática pedagógica em um ambiente prazeroso", observou.
Já o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Batista de Souza, disse que aquele momento era de festa e de alegria não somente para a comunidade indígena, mas para todos, levando em consideração a estrutura da obra inaugurada.
O deputado federal Biffi falou de sua satisfação em poder estar inaugurando a escola que algum tempo vinha se lutando para esse objetivo e que foi concretizado graças ao trabalho  de várias pessoas que  incansavelmente o procuraram para reivindicar tal obra para a comunidade indígena. "Essa extensão vai acabar com o sofrimento de vários alunos que estudavam espaços apertados que terminavam influenciando numa melhor aprendizagem. Essa instituição terá um privilégio que muitas escolas indígenas do Estado não têm, ou seja, além da estrutura física em si, acompanhados de informática e ar condicionado", observou.
"Mas é bom dizer que não vamos parar por aqui, já conversei com o prefeito Mário Valério, e nossa meta agora é entregar a vocês, uma quadra coberta na extensão Lóide Bonfim de Andrade. Além dos alunos, os pais e toda a comunidade indígena  precisa ter um espaço para atividades culturais e por isso deixo aqui a minha palavra que esse é o nosso alvo a partir de hoje. Espero que vocês possam aproveitar da melhor forma possível essa grande obra, e que ao mesmo tempo zelem acima de tudo da mesma, pois escola é a extensão também da casa de vocês que estão estudando de gerações que ainda irão usufruir", finalizou o deputado federal Antônio Carlos Biffi.
O prefeito Mário Valério agradeceu ao deputado Biffi pelo seu empenho  em prol do  município de Caarapó,  mas em especial sua dedicação a aldeia  indígena Te'ýikue, haja vista, essa não ser a primeira obra do parlamentar para aquela comunidade. "Sabemos que essa escola é uma luta que não é de hoje, a qual  envolveu a  comunidade indígena, o Poder Executivo, Legislativo, parlamentares como o deputado Biffi para que pudéssemos concretizar esse projeto.  Tenho certeza que essa obra vai proporcionar melhores condições de ensino aos alunos e uma melhor condições de trabalho aos profissionais da educação", expressou. Valério disse ainda que o deputado Antônio Carlos Biffi fez compromisso de encaminhar gestões junto ao FNDE para liberar recursos de R$ 500 mil destinados à construção de uma quadra coberta naquela comunidade.
Foto: Divulgação
Prefeito Mário Valério discursa no ato de inauguração da escola indígena, observado pelo deputado Biffi e outras autoridades 

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados